“Tenho conversado com empresas do segmento calçadista e do segmento têxtil que desejam se estabelecer na nossa região”, diz Rosemberg

Publicado: 20 de dezembro de 2022

Em entrevista, parlamentar destaca suas colaborações, avanços e desafios para Itarantim e Médio
Sudoeste

Parlamentar mais votado de Itarantim – com 4.082 votos ou 40,97% dos válidos -, o deputado estadual e líder do governo no Legislativo baiano, Rosemberg Pinto (PT), em entrevista à Rádio Itarantim FM, nesta terça-feira, 20, lembrou que neste novo período destinou aos itarantinenses uma ambulância tipo furgão, fruto de sua emenda parlamentar, além de ter entregado um novo ônibus escolar no mês passado.

Um dos principais responsáveis e articuladores para ocupação de galpões no Médio Sudoeste, após a saída da Azaleia/Vulcabrás, o petista destacou que tem “conversado com empresas do segmento calçadista e do segmento têxtil deseja se estabelecer na nossa região, ambas geram muito emprego”.

“Já fizemos o asfaltamento de Itarantim a Maiquinique, de Maquinique a Mangerona, e estamos concluindo Mangerona a Itapetinga para dar uma melhor trafegabilidade na nossa região, também está em recuperação o trecho de Palmerinha até Potiraguá, que tem muitos locais danificados. Já licitamos, mas, infelizmente, a chuva impede, por ora, fazer um trabalho mais aprimorado”, acrescentou, Rosemberg.

Conforme o deputado, estes investimentos também servem para “agregar valor à região para atender o nosso grande desafio que é a geração de emprego”.

O parlamentar petista também citou que o próximo governador Jerônimo Rodrigues está “antenado para melhorar a rota que vai reduzir em, aproximadamente, 100 quilômetros a distância entre Bahia e Minas Gerais, para quem parte do Médio Sudoeste, e mandou fazer o estudo para o asfaltamento de cerca 40 quilômetros”.

Saúde regional

De acordo com o deputado, existe o planejamento para instalação de um Hospital Regional em Itapetinga, e destacou a inauguração do centro cirúrgico da Fundação Hospital e Maternidade de Itororó. “Fábio já pediu que a gente possa garantir uma estrutura melhor para Itarantim também ter seu centro cirúrgico”, acrescentou.

Ao ser questionado sobre o sucesso de votação na região (nas três últimas eleições foi o deputado estadual mais votado do Médio Sudoeste), o parlamentar foi enfático: “trabalho, muito trabalho. Tenho rodado bastante, vou às cidades e as pessoas me conhecem pelo nome” e acrescentou que a Liderança do Governo também ajuda na interlocução entre o Executivo estadual e os prefeitos, “espero continuar nesta função no governo do nosso querido Jerônimo Rodrigues”, pontuou.

Jerônimo / Lula

Por fim, comentou acerca dos 11 secretários nomeados por Jerônimo no dia anterior: “É uma demonstração de que ele deseja dar continuidade à gestão exitosa de Rui Costa, mas quer botar a sua ‘cara’, com uma visão de mais desenvolvimento, é uma sinalização de que ele deseja dialogar entre o técnico e a política”.

Já sobre a nova gestão de Lula, enxerga com otimismo as participações de Rui Costa e Margareth Menezes nos Ministérios, respectivamente, da Casa Civil e da Cultura, ainda soltou que “há possibilidades do deputado federal Valmir Assunção assumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário”.