Sessão Especial celebra os 15 anos da TV ALBA

Publicado: 29 de novembro de 2022

A proposta do deputado Rosemberg Pinto (PT) é reafirmar o compromisso e a contribuição da TV da Casa do Povo com os baianos.

 

No dia 30 de novembro, às 10h, acontece a Sessão Especial 15 anos da TV Alba, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia. Criada para fortalecer o Poder Legislativo, a Rede Alba emissora vem se destacando entre as televisões legislativas do Brasil devido ao dinamismo e vanguardismo apresentados no novo posicionamento adotado. Uma emissora pública, legislativa e educativa, a TV da Assembleia Legislativa da Bahia busca ser identificada, acima de tudo, como uma TV interessante e moderna que impacta o telespectador a cada notícia, na agilidade da informação que muda a todo o tempo.

A cerimônia contará com a presença de autoridades locais. Na ocasião será realizada uma premiação, o Prêmio Paulo Jackson em duas categorias: amigo da TV Legislativa da Bahia e Mulheres que Inspiram, para pessoas que contribuíram de uma forma significativa com a TV Legislativa.

A Fundação Paulo Jackson é a entidade responsável pela gestão da TV ALBA e da Rádio ALBA. De acordo com a Diretora Geral, Michele Gramacho a Rede Alba é pautada pelo comprometimento, ética, transparência, responsabilidade social, democracia e inovação. “É um momento de muita alegria e satisfação, celebrar esses 15 anos de trajetória da TV legislativa baiana, que desde que nasceu foi para cumprir esse papel de transparência do legislativo, de levar informação para a população e graças a Deus e ao empenho da equipe, da família Rede Alba a cada ano podemos observar como é palpável essa evolução”, explica.

De acordo com Michele, nesses dois últimos anos a TV conseguiu se reposicionar e chegar no lugar que ela deveria estar, cada vez mais próxima do povo baiano. “Ser identificada como uma emissora vanguardista, moderna, que sai da obrigatoriedade legislativa para uma TV interessante e atrativa para o público baiano. E o desafio só aumenta a cada dia, na busca constante de evolução. Hoje, somos a TV do povo da Bahia, a cada 15 minutos levando uma notícia interessante para você”, concluiu.

Para o deputado Rosemberg Pinto, a TV é um grande instrumento de comunicação e informação, e uma bela homenagem ao ex-deputado Paulo Jackson. “Para além da homenagem a instituição traz uma importância muito grande para dar informação diária do que a casa vem fazendo e nesses últimos anos de uma forma mais profissional, com maior capacidade de interação com a sociedade. É através dela que a gente consegue aproximar ainda mais a casa da população”, explica.

Interiorização da TV Alba

Para concretizar a chegada do canal aberto da TV Alba no interior do Estado, foi necessário iniciar a transmissão via satélite. E o primeiro município foi Barreiras, localizado na região Oeste da Bahia, com uma população de mais de 158 mil habitantes (Censo 2021).

Agora, basta sintonizar no canal 40.2 que os barreirenses poderão assistir todo o conteúdo legislativo, sessões plenárias, audiências públicas, reuniões de comissões, notícias relevantes da política e de interesse público, além de uma programação variada envolvendo cultura, esporte, educação e cidadania.

A chegada do canal aberto digital da TV Alba em Barreiras é uma conquista da Fundação Paulo Jackson, gestora da TV e rádio Legislativas da Bahia e da Assembleia Legislativa da Bahia, possibilitada pela outorga concedida pela Câmara Federal e assinatura de termo de cooperação com a Câmara Municipal de Barreiras.

Barreiras foi o primeiro passo, pois graças a essa decisão da Alba, de passar a operar a nossa TV via satélite, a emissora ficou apta a integrar o programa Digitaliza Brasil, que vai levar o canal aberto digital para 1.638 municípios brasileiros, sendo 118 municípios baianos.

A TV Alba agora vai junto com todos os demais canais públicos e comerciais, concretizando a interiorização da audiência da televisão pelo canal aberto digital, evitando o apagão para essas regiões (em 2024, o sinal analógico será desligado em todo país) e gerando uma economia de mais de R$ 20 milhões, caso a Casa Legislativa tivesse que interiorizar o sinal após 2024 fora do programa.  

O telespectador pode interagir, sugerir e acompanhar a programação através do site www.alba.tv.br onde consta o cardápio de programação da TV. Atualmente, 25 programas e Interprogramas próprios compõem a grade da emissora. O público também pode acompanhar os conteúdos nas plataformas digitais @tvalba no Instagram, Facebook e Youtube. E, principalmente, pelos canais abertos digitais 12.2, com abrangência em Salvador e Região Metropolitana, 40.2 em Barreiras, no oeste do estado e, também, através da parceria com a TV Uesb, no sudoeste baiano. Além do canal fechado 16 da NET.

 

SOBRE A TV ALBA

A TV ALBA é novinha, quase debutante, mas nasceu em 1º de fevereiro de 2007 com responsabilidades de gente grande; criada para valorizar e fortalecer o Poder Legislativo, com a transmissão de suas atividades, bem como a sociedade, as pessoas e o serviço público, através do desenvolvimento, promoção e apoio da educação, cultura e cidadania. E modéstia à parte, nessa missão temos ido muito bem, obrigada!

Levando a sério o “cresça e apareça”, assim fizemos: em 16 de dezembro de 2014 a TV estreou em canal aberto digital, inicialmente no canal 61.2 e em 2020 passando pro 12.2, ficando ainda mais próxima dos telespectadores, mais tech e mais pop.

Começamos como a TV da Casa do Povo, e essa essência não vamos nunca perder, sempre pautada pelo comprometimento, ética, transparência, responsabilidade social, democracia e inovação. Nosso desafio só aumenta a cada dia, na busca de ser cada vez melhor e mais relevante. Hoje somos a TV do povo da Bahia, a cada 15 minutos levando uma notícia interessante pra você.

A Fundação Paulo Jackson é a entidade responsável pela gestão da TV ALBA e da Rádio ALBA. Uma fundação de direito público batizada com o nome do ex-político, natural de Caetité-Ba. Paulo Jackson foi engenheiro, sindicalista e por 3 mandatos deputado estadual na ALBA, onde consolidou seu nome na luta pelas causas dos menos favorecidos, sempre respeitado tanto por aliados quanto por adversários políticos.

Ascom/Alba