Salinas da Margarida: Pescadores querem apoio de Rosemberg para a Bordejo 2022

Publicado: 17 de novembro de 2021

Pescadores artesanais e quilombolas solicitaram, nesta quarta-feira (17), apoio do mandato do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) para realização da próxima edição da Bordejo, tradicional corrida de canoas, de Salinas da Margarida (Recôncavo baiano), que acontecerá em janeiro de 2022. A demanda foi apresentada por representantes do segmento em reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido pelo parlamentar, a favor da cultura e do fortalecimento da identidade de povos tradicionais.

Vale ressaltar que Bordejo é uma atividade cultural realizada há décadas e revela conhecimentos de mares e ventos que pescadores/as possuem e perpassam por gerações. A próxima edição reunirá cerca de 12 embarcações, em duas categorias, de nove e sete metros de distância, com saída da comunidade de Conceição até a Barra do Paraguaçu, fazendo cinco boias e retornando ao ponto de origem. O evento reúne um grande número de pessoas da comunidade, da região, além de veranistas e visitantes e, segundo organizadores, as medidas de cuidado e prevenção ao Covid-19 serão respeitadas.

Além do parlamentar, participaram da reunião, a representante da Associação de Pescadores, Pescadoras Artesanais e Quilombolas de Conceição de Salinas, Vânia Conceição Sacramento, o diretor do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI/Secult), André Reis, e a chefe de gabinete do mandato, Aldenira Sena (Aldinha). Além do apoio do mandato, articula-se o envolvimento do Governo do Estado por meio do CCPI, que tem a política de apoio à cultura quilombola.

Por Ana Paula Loiola / Ascom