Rosemberg se compromete em buscar mais recursos para Associação de Filarmônicas da Bahia

Publicado: 15 de dezembro de 2022

Prestes a iniciar um novo mandato – que coincide com a posse do novo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues – o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) se reuniu nesta quinta-feira (15), em seu gabinete, com Roberto Franco, presidente da Associação de Filarmônicas Unidas na Bahia (FUB), que também é o secretário de Educação do município de Cachoeira. Em pauta, está a solicitação para que o Governo do Estado amplie o apoio que vem dando às filarmônicas.

“Eu sou um admirador e incentivador das filarmônicas. Como eu disse a Roberto, ontem conversei com a diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Renata Dias, sobre o programa de fomento às filarmônicas do estado. Tenho o maior interesse em colaborar para que FUB prospere cada vez mais”, pontuou Rosemberg.

Franco esteve no gabinete do deputado para entregar um documento com sugestões da direção da FUB para que sejam incorporadas ao programa da Fundação Cultural. “Eu vim trazer para Rosemberg porque ele foi, desde início, o deputado que intermediou essa relação com a Funceb para que a gente tenha um programa de fomento às filarmônicas. Ele se mostra um deputado interessado pela nossa causa”, declarou o presidente da associação.

Roberto disse que espera que o parlamentar petista continue sendo o interlocutor da entidade junto ao novo governo para que ocorra a ampliação de recursos para as filarmônicas, já que mesmo recebendo assistência do Estado, a FUB enfrentou crise financeira nos últimos anos devido ao abandono por parte do presidente da república: “Com o governo de Bolsonaro não tivemos nada, pelo contrário; a Funarte (Fundação Nacional de Artes), que tinha ainda um programa de filarmônica, não funcionou”, lamentou o presidente da FUB. Por outro lado, Franco se mostra esperançoso com a atenção que imagina que a nova ministra da Cultura direcione ao segmento que ele dirige, já que Margareth Menezes é “simpática” às filarmônicas.

A FUB é uma entidade que congrega mais de 100 filarmônicas, a sede fica no município de Cachoeira, local que reúne a maior concentração de agremiações do gênero no estado; já a Funceb tem em seu catálogo 154, de forma oficial, embora a direção da Associação de Filarmônicas Unidas na Bahia calcule que esse número seja maior do que 180. Conforme o presidente Roberto, mais de 10 mil pessoas são assistidas por essas organizações – entre crianças, jovens, adultos e até idosos. Além de formar cidadãos e músicos amadores e profissionais que vão atuar em bandas de shows ou militares, as filarmônicas são fontes que geram cultura, mão de obra e acolhimento a pessoas vulneráveis.

Um dos membros mais conhecidos no mundo musical que faz parte da FUB é o maestro Fred Dantas, que de acordo com Franco é o “inventor” da entidade que surgiu em 2019. O mandato do atual presidente vai até 2023. Roberto também já presidiu a Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana – mais conhecida como Filarmônica Minerva Cachoeirana – durante nove anos.