Rosemberg recebe título de “Amigo da PM”

Publicado: 17 de fevereiro de 2022

Instituição completa 197 anos com o maior investimento da história e queda no número de homicídios

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) recebeu nesta manhã (17), o título “Amigo da PM”, uma honraria oficial destinada a personalidades civis de destaque, em reconhecimento pela significativa contribuição ao engrandecimento da Corporação. A condecoração foi concedida, em solenidade, por ato do comandante geral da Corporação, coronel Paulo Coutinho. A homenagem é parte das comemorações pelos 197 anos de fundação da Polícia Militar da Bahia.

A data foi marcada por um evento cívico-militar, na Vila Militar do Bonfim, na Cidade Baixa, em Salvador, e contou com as presenças do governador Rui Costa e de outras autoridades, além de militares de diversas patentes e instituições. A solenidade teve ainda a entrega de novas viaturas, medalhas por Tempo de Serviço, à integrantes da tropa, e de títulos de Amigo da PM, a personalidades civis.

Me sinto extremamente honrado com o título e aproveito para parabenizar essa instituição, quase que bicentenária, tão importante na vida de todos nós. Muito temos a comemorar, nesses últimos anos, com uma Polícia equipada, do ponto de vista das relações humanas e materiais, criando um processo de inteligência e garantindo uma segurança pública de qualidade e com eficiência. Quero aqui parabenizar todos que a compõem e dizer que quem merece todos os louros é o nosso governador e os dirigentes dessa instituição que, a cada dia, trabalham para torná-la mais eficiente e próxima da sociedade baiana”, declarou o parlamentar homenageado.

Para o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, o trabalho de contenção em defesa da vida, patrulhamento e proteção dos baianos tem avançado com resultados significativos no combate ao crime. “O serviço de Polícia Militar é muito dinâmico e estamos fazendo isso através da utilização da inteligência policial e também com trabalhos interagências. Como parte importante da luta na proteção dos baianos, destaco a redução de 17,5% de homicídios”, comemora.

Foto Kelly Hosana/SSP

Modernização

Em continuidade ao processo de modernização da frota, do aparelhamento e melhoria da qualidade de trabalho, o governador Rui Costa entregou 177 novas viaturas para emprego nas unidades da PM. No total, foram 150 motocicletas e 27 caminhonetes. O chefe do Executivo também anunciou o aumento no efetivo para 2700 militares, até o final do ano, com o ingresso, já no mês de março deste ano, de 1000 policiais militares. A abertura de um novo concurso público para a Polícia Civil também reforçará a Segurança Pública com 1000 novos agentes.

Segundo o chefe do Executivo, trata-se do maior investimento da história da instituição, mas que ainda é preciso fazer mais, se aproximando, o máximo possível, de um padrão, uma uniformidade de ação e de comportamento. “É dever da sociedade e do Estado, criar todas as condições para o pleno exercício dessa função tão nobre que é proteger a sociedade. Que essa instituição afine um padrão de polícia comunitária, humana e que não baixe a cabeça para a criminalidade, que faça uso devido e proporcional a cada comissão, quando ela se fizer necessária”, orienta Rui. “Ao olhar um PM fardado, enxergue um pai, uma mãe de família que, assim como qualquer civil, quer voltar para casa e brincar com seus filhos, conviver com sua família. É assim que eu os vejo. É importante que tenhamos essa consciência”, defende.

Carreira

A mobilidade de promoções, inclusive com mudanças no regulamento, através de uma Lei, deverá garantir mais fluidez à carreira. “Entendemos que, em qualquer carreira, o que motiva o ser humano é a progressão profissional. Para isso, aumentamos o quantitativo de promoções e garantimos inclusive que, 100% daqueles que entraram como soldado sairão, pelo menos, como tenente”.

Por Ana Paula Loiola