Rosemberg participa de Sessão Especial em comemoração aos 180 anos do Conselho Estadual de Educação da Bahia

Publicado: 17 de novembro de 2022

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) participou nesta quinta-feira (17) da Sessão Especial em comemoração aos 180 anos do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA). O evento – proposto pelo deputado estadual Zé Raimundo (PT) – ocorreu na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e reuniu educadores, gestores, políticos, autoridades, lideranças sindicais e de movimentos sociais, além disso, homenageou também participantes com a Comenda Anísio Teixeira.

Rosemberg destacou a importância da solenidade realizada pelo colega: “Quero parabenizar Zé Raimundo pela iniciativa. É sempre bom comemorar mais um ano de vida do Conselho Estadual de Educação. É uma grata e feliz homenagem a quem faz a educação na Bahia e no Brasil”. O deputado lembrou que as pessoas condecoradas são aquelas que constroem a base de uma educação cidadã, libertária e de uma visão de formação de cidadania.

A diretora Territorial de Educação do Litoral Sul – sede Itabuna – Rosilene Cavalcante (Leninha), chamou a atenção para o fato de Rosemberg ser um personagem bastante atuante no segmento do crescimento intelectual. “Ele sempre pautou uma educação de qualidade social com foco no pedagógico. A todo momento a gente está dialogando ele, dentro do Núcleo Territorial de Educação e, como nosso convidado, participa dos encontros com gestores, líderes estudantis. Ele sempre nos fortalece e estimula a buscarmos o entendimento da educação escolarizada com a formação do cidadão”, descreve.

Foram agraciados com a Comenda Anísio Teixeira – honraria criada especialmente em alusão à data – o secretário estadual de Educação, Danilo Souza; o deputado federal Waldenor Pereira (PT); a conselheira decana do CEE/BA, Ester Figueiredo; a presidente da Comissão de Educação da ALBA, deputada Fabíola Mansur (PSB); e os diretores de núcleos territoriais de educação Deusdete Gomes (Ribeira do Pombal), Josélia Maria dos Santos (Valença), Marcos Pires (Paulo Afonso), Nívea Mairi (Ipirá) e Leninha Vila Nova (Itabuna). Alguns homenageados não puderam comparecer e estiveram representados na entrega do título – uma peça entalhada à mão, em madeira de jaqueira, com a imagem do educador Anísio Teixeira, criada pelo artista plástico Billy Oliveira – foi o caso do promotor Adalvo Nunes, que está à frente do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA); da conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Carolina Costa; e do ex-deputado estadual e ex-conselheiro aposentado do TCE, professor Zilton Rocha.

Além do deputado Rosemberg, também compuseram a mesa o promotor de justiça Adriano Marques, que representou o colega Adalvo Nunes; a deputada Fátima Nunes (PT); a reitora da Uneb Adriana Marmori; o ex-deputado Álvaro Gomes, representando a Defensoria Pública do Estado da Bahia; e o supervisor escolar tenente-coronel Genebaldo Gomes, representando o Colégio Militar de Salvador.

 

Por Ricardo Neiva