Rosemberg destaca avanços da educação baiana e critica “memória seletiva e omissa” da oposição

Publicado: 02 de fevereiro de 2022

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Rosemberg Pinto (PT), destacou os investimentos e os resultados da Bahia na área educacional, nesta quarta-feira (2), em resposta ao que chamou de “memória seletiva e omissa” dos oposicionistas do Governo baiano sobre o tema.

“O nosso estado é um dos que mais investem em Educação. Foram quase 5 bilhões, em 2021, para construção, ampliação e modernização de escolas, convocação do concurso para professores e coordenadores pedagógicos, somados aos projetos de acesso e permanência dos estudantes na escola como o Bolsa Presença para 340 mil famílias do CadÚnico, ampliação do Auxílio Alimentação e o  para 52 mil monitores em toda a Bahia”, contabilizou, o líder governista.

De acordo com o Ministério da Educação, a Bahia alcançou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na série histórica para o Ensino Médio. “Tem uma turma que tenta omitir e tem memória seletiva. O Carlismo deixou, em 2007, a Bahia com 1,8 milhão de analfabetos, Ideb de 2,6 para as séries iniciais e finais do ensino fundamental e de 2,7 para o ensino médio. Aplicamos ações efetivas com o programa Todos Pela Educação, melhoramos o Ideb e as estruturas dos colégios. A receita para melhoria da educação que praticamos é a manutenção dos estudantes com aplicação de incentivos, desde a infraestrutura até benefícios com auxílios e bolsas que os atraem e os mantêm nas escolas”, concluiu, o parlamentar, titular da Comissão de Educação da Alba.

*Infraestrutura escolar*

Com foco no padrão de uma rede estadual de educação em Tempo Integral, já foram entregues 115 novas escolas, dotadas de equipamentos esportivos, culturais e laboratórios e mais outras 236 foram modernizadas.

Desde a implantação da primeira escola nessa modalidade, em 2014, na gestão Wagner, a oferta subiu de 14 para 183 municípios atendidos e até o final do ano, a modalidade de Tempo Integral será implantado em 263 colégios estaduais, em todos os Territórios de Identidade da Bahia.