Rosemberg busca parcerias para Ufba na área de pesquisas

Publicado: 24 de janeiro de 2024

Visando a retomada na área de pesquisas entre o segmento de educação pública e outras instituições, o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Rosemberg Pinto (PT), se reuniu nesta quarta-feira (24) com Penildo Silva Filho, professor e vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Após um hiato de quatro anos sem investimentos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, há exatos 12 meses a esperança voltou a florescer no campo da educação com o início do mandato de Lula. E para aproveitar o bom momento, o professor Penildo procurou Rosemberg com o intuito de que o parlamentar seja o interlocutor entre a Ufba e instituições como a Acelen e a Petrobras para incrementar pesquisas no campo das energias renováveis, já que a universidade federal possui grupos já estabelecidos na área. “Fomos muito bem recebidos por Rosemberg, ele tem um olhar diferenciado para a educação, por isso o procuramos”, declarou o professor.
“Acompanho e sou um incentivador do ramo de pesquisas da Ufba desde que eu era gerente de comunicação da Petrobras Nordeste. A parceria sempre foi muito forte, mas infelizmente foi interrompida a partir do golpe sofrido pela presidente Dilma, em 2016, contudo, a tendência é que os investimentos voltem. Eu estou à disposição para ajudar não só a fortalecer o campo das pesquisas como qualquer outro que envolva educação, pois sei que se queremos chegar em algum lugar o caminho é através da educação. Estou agendando para ir na Ufba para vermos a melhor maneira de ajudar”, pontuou o deputado.
Rosemberg é formado pela Universidade Federal da Bahia, onde cursou Sociologia e especializou-se em Ciência Política. Mas o envolvimento do parlamentar com o setor de educação não para por aí. Enquanto gerente de comunicação da Petrobras, a partir de 2003 colaborou com a implantação do programa Mova Brasil, que tinha o apoio da petrolífera e ajudou a alfabetizar adultos em todo o País. Atualmente o deputado é membro titular da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da Alba.
Por Ricardo Neiva