Rosemberg auxilia captação de recursos para Festival Internacional de Cinema em Cachoeira

Publicado: 09 de fevereiro de 2022

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), recebeu, nesta quarta-feira (9), a comissão executiva do Finisterra Film Art & Tourism Brasil Afrobarroco para auxiliar na captação de recursos, junto ao Estado, visando a realização no mês de abril, em Cachoeira, do Festival Internacional de Cinema: Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival.

 “A minha participação vem no sentido de trabalhar junto às instituições de fomento, para que esse festival tenha sucesso e a gente consiga, inclusive, colocar Cachoeira na cena dos festivais de cinema internacional”, declarou o parlamentar, que articulou encontros da comissão com as secretarias estaduais de Cultura e Turismo.

 As recepções das gestões estadual e dos municípios impressionaram o cineasta português e diretor da Arrábida Film Comission, Carlos Sargedas. “Para minha surpresa, tive logo a notícia maravilhosa, porque tudo isso tem um custo e apesar de investirmos é preciso que o outro lado também faça, e para minha surpresa disseram-nos: sim senhor! O Governo do Estado da Bahia já vai avançar com verbas e está ciente da importância que isto pode ter e do retorno financeiro que pode gerar. Então, se todos ajudarem um pouco só ganhar”, afirmou Sargedas.

 “Não há dúvida de que este festival vai se consolidar como um dos eventos de porte internacional estruturante na economia da cultura e do turismo. O deputado Rosemberg Pinto teve a sensibilidade de se articular com as secretarias estaduais de Cultura e de Turismo, além do Irdeb, e isto está se ampliando”, pontuou o provedor da Santa Casa de Cachoeira e entusiasta da Festival, Lú Cachoeira.

 Ainda conforme o mesmo, no encerramento do Festival será realizado o Cortejo Afrobarroco com apresentações de diversas manifestações culturais do Recôncavo: Carnaval de Maragogipe, Caretas do Acupe de Santo Amaro, grupos de sambas de roda, nações do candomblé, capoeiristas, grupos de dança afro e filarmônicas.

 A comitiva recebida pelo parlamentar foi composta pelo cineasta português e diretor da Arrábida Film Comission – Carlos Sargedas, pelo provedor da Santa Casa de Cachoeira e cineclubista – Lu Cachoeira e a diretora executiva da Fundação Hansen Bahia, a jornalista Vanessa Dantas.