Roberto Meister, executivo do Atacadão, agora é cidadão baiano

Publicado: 03 de dezembro de 2019

Por solicitação do deputado e líder governista, Rosemberg Pinto (PT), a mesa diretora da Assembleia Legislativa da Bahia concedeu o Título de Cidadão Baiano a José Roberto Meister Müssnich, executivo do grupo Atacadão S/A.

Uma Sessão discreta e solene aconteceu na tarde de hoje (2), no Plenário da Casa, e contou com as presenças do presidente da Alba, Nelson Leal, de parlamentares, gestores públicos, funcionários antigos da rede, familiares e amigos do homenageado.

A cerimônia culminou com a apresentação de músicos da Neojibá e Casa da Música que uniram o erudito à MPB, com um repertório genuinamente baiano.

“Este gaúcho, agora baiano, por título e merecimento, contribui e muito para o desenvolvimento do estado, tornando-o mais humano, mais justo e, sobretudo menos desigual. Obrigado por ter escolhido a Bahia para dar a sua contribuição como um homem honrado, austero e do trabalho. Essa é uma justa homenagem em reconhecimento a sua competência, enquanto gestor, e trajetória marcada pelo trabalho, compromisso com as pessoas e o desenvolvimento local… Ao Pai, filho, irmão, amigo que é”, avalia Rosemberg, que teve sua proposta de honraria aceita por unanimidade na Casa.

“Ser baiano é ser amigo, honesto e alegre. É ter o axé de Oxalá e ser protegido pela Santa Dulce dos Pobres. Seja bem-vindo como novo filho desta terra e esta Casa, que representa o povo da Bahia, sente-se honrada em lhe dar boas-vindas como Cidadão Baiano”, conclui o parlamentar presenteando o homenageado com uma imagem da Santa Dulce dos Pobres e cantarolando uma música de Gilberto Gil.

Já o presidente da Casa, Nelson Leal, apresentou ao agora conterrâneo o momento de alta produtividade que o parlamento baiano vive. “É uma alegria fazer essa homenagem, que foi de consenso na Casa, aprovada por unanimidade, assim como muitas outras proposições. Aqui, damos voz a todos e convergimos em prol do desenvolvimento. Ainda que nas votações por acordo, ressaltamos o diálogo e esforço conjunto para fazer o Brasil voltar a crescer”, declarou.

Importância Social

Natural do Rio Grande do Sul, Roberto Meister é reconhecido por sua competência e como exigente cumpridor de metas. Em seu discurso, ele falou do quão estratégico e gratificante é investir na Bahia e anunciou que, em 2020, três novas lojas devem ser inauguradas, ampliando o número de empregos diretos e indiretos gerados e que já chega a, aproximadamente, 10 mil postos.

“Eu aprendi a conhecer “gente” aqui e essa constante busca pela felicidade, que só o baiano tem, é o que me motiva. O povo abraçou nosso propósito social, onde transferimos grande parte da nossa eficiência, proporcionando que as famílias se alimentem melhor a preço justo. Se a Bahia não for segunda em tudo, para mim, ela é a primeira por opção”, discursou Meister ressaltando que o estado é hoje o segundo maior do país (atrás apenas de São Paulo) em número de lojas do grupo no país, com 19 centros de autosserviço e dois atacados de entrega.

O executivo ainda liderou o processo de venda da empresa para o Grupo Carrefour em 2007 e, desde então, é responsável pela gestão e expansão da bandeira Atacadão no Brasil, aumentando de 34 para 166 lojas de autosserviço (2018), e de três centrais de distribuição para 27 unidades.

No país e no mundo

José Roberto Meister Müssnich ainda foi responsável pela internacionalização e expansão da bandeira Atacadão em países como Argentina, Colômbia, Marrocos, sendo um dos idealizadores da bandeira Supeco – modelo de atacado com lojas menores no Brasil – na Espanha, Itália, Romênia e Polônia, e também implantado em outros países.