Projeto de Lei de Rosemberg pretende “batizar” estrada com nome do ex-deputado Paulo Anunciação

Publicado: 24 de março de 2022

Um Projeto de Lei (PL) apresentado por Rosemberg Pinto (PT) – deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) – pretende “batizar” o trecho da rodovia BA-510, que liga Santo Amaro da Purificação à Comunidade de Pedra, com o nome do ex-deputado Petista Paulo Anunciação.

O parlamentar petista explica porque decidiu reverenciar seu companheiro de sigla, morto em 2017: “Paulo era um daqueles homens que nunca se cansa de lutar pelos seus ideais em prol do povo mais sofrido desta terra. Era um guerreiro, um homem forte, lutador de toda uma vida. Mais que um simples gesto é uma homenagem para um grande homem chamado Paulo Anunciação”.

Anunciação é uma referência na luta contra o racismo, pela promoção da igualdade racial e do sindicalismo. Fundou o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública da Bahia (Sindilimp-BA); foi secretário de Políticas Sociais da Central Única dos Trabalhadores (CUT); militante do Movimento Negro Unificado (MNU); responsável pela Secretaria Municipal de Combate ao Racismo e depois Secretário Estadual sobre Combate ao Racismo do PT. Foi suplente de vereador pelo Partido dos Trabalhadores (1997-2000), sendo efetivado em fevereiro de 1999, e também suplente de deputado estadual pelo PT (1999-2003), assumindo a vaga em junho de 2000, no lugar de Paulo Jackson.

A história de Anunciação também é marcada, literalmente, pela truculência do Carlismo. No ano de 1997, foi vítima da represália estatal ao defender os direitos trabalhistas de 4.741 funcionários da limpeza de Salvador, Anunciação foi barbaramente agredido, teve seus cabelos dreadlocks cortados à faca na Praça Castro Alves e – passando mal – foi preso sem assistência médica.

O PL 24.224/21, apresentado por Rosemberg em junho de 2021, já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alba e segue em tramitação para virar Lei.