Ponte Salvador Itaparica: Gabrielli faz explanação na Assembléia Legislativa

Publicado: 26 de março de 2013

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A Comissão de Infraestrutura da Assembléia Legislativa da Bahia, presidida pelo deputado Herbert Barbosa (DEM) e que, tem com um dos membros o deputado petista, Rosemberg Pinto, recebeu na manhã de hoje (26), o secretário de Planejamento do Estado, José Sérgio Gabrielli. O objetivo da reunião, que aconteceu na sala das comissões as 9h30, foi esclarecer detalhes do projeto da ponte Salvador-Itaparica, a exemplo do cronograma de editais e a contratação da consultoria internacional McKinsey.

Conforme Gabrielli, o projeto de construção da ponte Salvador/Itaparica é parte de um plano de desenvolvimento ambientalmente renovável, que deve estimular o crescimento de várias regiões do Estado. O secretário apresentou um plano de desenvolvimento regional no qual está inserido um sistema viário que abre conexão rápida e alternativa de salvador com o recôncavo baiano, promovendo a reconfiguração urbana da Região Metropolitana de Salvador, além da requalificação do centro antigo da cidade, equacionamento de mobilidade urbana, dentre outras providencias, bem como planejamento de urbanização, logística e infraestrutura na ilha de Itaparica ainda no ano corrente. “A contratação por dispensa de licitação da empresa McKinsey foi gerada pela alta complexidade e grandiosidade do investimento, o que exige uma empresa com larga experiência em projetos de desenvolvimento, infraestrutura e financiamento. A Bahia precisa que essa ponte seja realizada e ninguém faz um projeto desse tamanho sem fazer estudos prévios”, disse Gabrielli.

Gabrielli disse ser impossível o projeto ser bancado somente pelo orçamento do Estado. Assim, entrarão recursos privados, da União e admitindo-se também criação de um pedágio, cujos valores terão como parâmetro o sistema ferry boat. “A ponte não é inviável economicamente, pois, os sete bilhões previstos para a realização da obra, ‘pode ser reduzido’. Ainda será feito um orçamento detalhado baseado nas novas taxas de juros. Essa obra foi orçada em sete bilhões quando as taxas de juros ainda eram maiores, hoje a realidade é outra, e, teremos esses novos dados até o final de 2013. Para a implementação do projeto, já está avançado em diversas áreas, como, por exemplo, a elaboração de estudos técnicos com um plano regional, estudos ambientais, de impactos paisagísticos e sociais, além de avaliação de todo o conjunto de necessidades adicionais à ponte”, disse.

O deputado Rosemberg acredita que, depois dessa explanação diante dos parlamentares da situação e oposição da Casa Legislativa, a construção da ponte será vista com mais credibilidade. “Tenho certeza de que, a presença do secretário com todas as suas explicações, passamos para a etapa da credibilidade. Observo que cada um de meus colegas correligionários estão tendo uma visão de algo concreto, retiramos a dúvida. Essa, será uma obra de muita relevância para os baianos.

Rosemberg parabenizou ainda as intervenções da oposição, quem segundo ele, foram todas feitas de maneira madura e construtiva.

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Para o primeiro semestre de 2013 serão feitas as interações e articulações com partes interessadas, incluindo os municípios envolvidos. Está marcada uma reunião entre as prefeituras de Vera Cruz e Itaparica com o governo do Estado para tentar estabelecer atividades e minimizar os impactos negativos diante da população local.

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