Plenário aprova aumento do ICMS em 1,5%

Publicado: 07 de novembro de 2023

Tributo baiano é o menor do Nordeste

Importante para o equilíbrio das contas do Estado e a garantia de investimentos, foi aprovada hoje (7) em Plenário, a recomposição das alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e redução das tarifas das telecomunicações. A proposta amplia a alíquota de 19% para 20,5% e revoga as atuais tarifas de energia elétrica (em 27%) e de serviços de telecomunicações (em 28%), reduzindo ao patamar da alíquota modal (20%). Mesmo com a quebra de acordo da oposição, que pediu verificação de quórum já no pequeno expediente, e uso de todas as prerrogativas para obstrução, o Projeto foi aprovado.

A proposição, enviada à Casa pelo chefe do Executivo, Jerônimo Rodrigues, está fundamentada na elevada perda de arrecadação, na redução da carga tributária dos combustíveis e na nova sistemática de tributação monofásica. Vale ressaltar que a Bahia tem, até então, a menor taxa do Nordeste.

Para o deputado estadual e líder da Maioria, Rosemberg Pinto (PT), a iniciativa impacta na arrecadação do estado e repercute também nos municípios. “Não se trata de oneração, mas de uma adequação das contas públicas e que traz um ponto positivo com a redução das tarifas de energia, favorecendo às pessoas e empresas com a redução das contas e queda no custo operacional, respectivamente”, avalia.

Por Ana Paula Loiola