Plano Safra: emendas do deputado Rosemberg garantem equipamentos para agricultura familiar

Publicado: 19 de junho de 2018

35648066_2068022013436789_4602440405538045952_o

Em lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2018/2019, no Parque de Exposições de Salvador, nesta segunda-feira (18), o governador Rui Costa (PT) entregou uma motoniveladora e um trator agrícola para o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS-LS), além de 100 barracas de feira livre para os municípios de Mascote, Laje, Santa Terezinha e Itacaré. Todos os equipamentos são fruto de emendas parlamentares do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT).

O Plano Safra, que conta com investimentos de mais de R$ 400 milhões, prevê ações voltadas para o fortalecimento dos pequenos produtores, como regularização fundiária, prestação do serviço de assistência técnica (ATER), apoio à reforma agrária e à agroindustrialização familiar, além de distribuição de mudas.

Um dos agraciados pela emenda de Rosemberg foi Bubu, representando a Associação Pancada Grande, de Itacaré, que recebeu 25 barracas. “Esse equipamento vem trazer muito benefício para a agricultura familiar. Agora mesmo vai ter um festival gastronômico na cidade, e nós não poderíamos colocar barracas de madeira lá na feira. Então, é claro que essa barraca vai trazer felicidade para todos nós. Só temos a agradecer ao deputado”, declarou. As demais entidades beneficiadas foram: Associação Beneficente de Santa Terezinha (Santa Terezinha); Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Rio de Areia (Laje) e Associação dos Pequenos Produtores de Cachoeirinha e Água Bela (Mascote).

O governador explicou porque cuida tanto do segmento agrícola: “Hoje ainda dependemos de importar ovos de galinha, carne e leite para abastecer as mesas dos 15 milhões de baianos. Quando eu invisto na agricultura familiar, estou incentivando a pararmos de comprar coisas nas mãos dos outros, pois quando compramos, naturalmente, ficamos mais pobres, e é com isso que eu quero acabar”.

O evento, que reuniu 108 prefeitos baianos e 41 deputados federais e estaduais, contou com a assinatura dos gestores municipais no termo de adesão ao Programa Garantia Safra, que assegura uma renda mínima a famílias de agricultores que sejam prejudicadas por falta ou excesso de chuva. Diversas cidades receberam outros tipos de equipamentos: tratores e retroescavadeiras, de acordo com emenda parlamentar de cada deputado.