PCdoB completa 100 anos e realiza ato solene na Alba

Publicado: 21 de março de 2022

Líder governista pede unidade em torno da eleição de Lula

A convite da Executiva do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), na Bahia, o líder do Governo da Assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg Pinto, participou na tarde de hoje (21) de um ato solene em celebração ao centenário da legenda. Participaram ainda do evento lideranças de outras agremiações e dos movimentos social e sindical do estado.

Na oportunidade, o parlamentar petista relembrou sua história política no partido e falou da importância de uma unidade para eleição de Lula na presidência. “O PCdoB é referência de unidade, trajetória e junção para a construção de um país melhor. Felicito esse partido que um dia fiz parte e que originou tantos outros, como o PT, de onde veio grandes nomes da política baiana como Jaques Wagner, Paulo Jackson. Esse é o momento em que precisamos estar mais coesos ainda, trazendo de volta um projeto que interrompa essa situação em que passa o Brasil, que renove as esperanças, diminua a pobreza, as desigualdades e que se preocupe com a sobreviência do planeta. Venho em nome do Governo do Estado da Bahia, aqui na Assembleia Legislativa, e também em nome do PT, desejar vida longa ao PcdoB. Que venham mais 100 anos”, discursou o parlamentar.

A atividade integra uma vasta programação nacional e o lema escolhido para a celebração do centenário foi ‘Cem anos de amor e coragem pelo Brasil’.

História

O Partido Comunista do Brasil foi fundado em 25 de março de 1922, mesmo ano de realização da Semana de Arte Moderna, no município de Niterói (RJ). Ao longo de dez décadas, presenciou e participou – mesmo que na ilegalidade, em alguns momentos – dos principais acontecimentos da história recente do país, a exemplo da luta contra as ditaduras, a mobilização unificadora de Luiz Carlos Prestes e da Coluna Prestes, a defesa do petróleo e da soberania nacional, o combate à ditadura civil-militar de 1964, a resistência popular do Araguaia e as mobilizações pelas Diretas Já.