METRÔ: ALTERNATIVA PARA DESTRAVAR SALVADOR

Publicado: 04 de abril de 2013

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strongOs nós do trânsito da capital baiana precisam ser desatados/strong. A cidade está travada e seu desenvolvimento prejudicado. Com uma aglomeração urbana composta por quase 3 milhões de habitantes, Salvador requer políticas de mobilidade pensadas sob a lógica da integração entre modais e que, também, possibilitem a interligação com os demais municípios da Região Metropolitana de Salvador. Enfim, é preciso superar a defasagem histórica da região em termos de mobililidade.

Nesse sentido, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas se torna indispensável. Os benefícios de sua implantação se estenderão a toda a população, promovendo o desenvolvimento da região. strongA implantação desse sistema, pensado sob o aspecto metropolitano e que tem no metrô o principal modal de transporte, irá se constituir num imensurável legado de mobilidade urbana para a cidade – eliminando pontos altamente críticos do trânsito, melhorando o transporte na região metropolitana e ainda possibilitando futuras ampliações/strong.

strongO Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas será misto/strong, pois englobará não somente a implantação do metrô, mas também prevê a interligação deste a um amplo sistema de alimentação que irá formar, dessa maneira, uma eficiente rede interligada de transporte coletivo. Apesar da proposta do Governo do Estado por um sistema alimentador exclusivo e autônomo, a opção da Prefeitura Municipal de Salvador se deu por um modelo de operação com linhas próprias do sistema coletivo, aumentando o custo final para os passageiros – que terão, dessa maneira, que pagar dois valores: o do ônibus até o metrô e o do próprio metrô.

Concomitantemente à implementação do metrô, faz parte dos planos governamentais também, por exemplo, a construção da Avenida 29 de Março, ligando a Paralela à BR-324. Além disso, está prevista a construção de três viadutos (no Imbuí, na Av. Orlando Gomes e em Lauro de Freitas), a duplicação da Av. Gal Costa e da Pinto de Aguiar.

Além da implantação e operação da chamada Linha 02 (Salvador/Lauro de Freitas), o sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas contempla, ainda, a complementação e operação da Linha 01 (Lapa/Pirajá) – que deverá chegar a 12,2 quilômetros de extensão e possuir sete estações. strongA escolha pelo metrô na avenida Paralela se mostra estratégica à medida que potencializa o metrô em construção na avenida Bonocô, tornando-o mais viável economicamente/strong.

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, projeto de mobilidade urbana assumido pelo Estado, é elemento estruturante do Sistema Integrado de Transportes Metropolitano de Salvador e sua Região Metropolitana. strongO projeto da Linha 02 se integrará à Linha 01 no Bonocô e contará com 24,2 quilômetros de extensão e 13 estações de embarque e desembarque de passageiros, além de diversos terminais de integração ônibus-metrô/strong. Somando-se as distâncias percorridas pelas Linhas 01 e 02, strongo sistema de metrô, ao todo, contará com 36,4 quilômetros de extensão/strong.

Para a escolha do modal, foi avaliada a consistência da viabilidade técnica, ambiental e financeira. strongOs investimentos previstos são da ordem de R$ 3,5 bilhões, dos quais R$ 1,9 bilhão é oriundo do Programa de Aceleração do Crescimento/strong (PAC Mobilidade Grandes Cidades). Por se tratar de contrato executado na modalidade de parceria público-privada (PPP), o que vai dar celeridade à execução, o restante dos investimentos para implantação e operação do sistema será por conta da empresa vencedora da licitação. A concessão terá vigência de 30 anos, englobando o período de obras (previsto para 03 anos) e a operação.

strongA opção pelo metrô como modal de transporte urbano a ser implantado na avenida Paralela não foi uma decisão unilateral do Governador Jaques Wagner/strong. A escolha foi feita em consenso com os prefeitos de Salvador e Lauro de Freitas e contou também com a realização de um processo de consulta pública, onde foram recebidos comentários e sugestões ao projeto, num processo participativo que permitiu atender com mais vigor os anseios da população e dar maior vitalidade ao projeto. E hoje, o projeto está em fase de finalização, à espera dos resultados da negociação com a Prefeitura Municipal de Salvador em relação à transferência do metrô (que está em construção há 13 anos e sem previsão de funcionamento) para o Estado a fim de que o edital de licitação de todo o sistema possa ser lançado.

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