Litoral Sul: Rosemberg apoia produção de chocolates finos em Ibicaraí

Publicado: 17 de novembro de 2022

Na busca pela expansão de mercado e autossuficiência na produção de chocolates finos, representantes da Coopfesba – Bahia Cacau, com sede em Ibicaraí, solicitaram nessa semana o apoio do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT). O interesse é agregar valor ao produto, de origem familiar, conquistando o mercado interno varejista na capital baiana, Região Metropolitana (RMS) e Feira de Santana.

Segundo o presidente da entidade, Osaná Crisóstomo do Nascimento, atualmente, o chocolate da Bahia Cacau é vendido em padarias, delicatéssens, lojas de conveniência e casas de produtos naturais em 50 municípios da Bahia, com foco principal nas regiões Sul, Baixo Sul e Extremo Sul. Seu diferencial está no uso de matéria-prima de excelência, com subprodutos com chocolate de alto teor de cacau. “Com as novas prospecções, a meta é alavancar as vendas e garantir uma melhoria na renda do produtor”, estima.

Na ocasião, o parlamentar assumiu o compromisso de interlocução junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), às federações das Indústrias (Fieb) e do Comércio (Fecomércio). “A ideia é construir uma relação e transformar isso em realidade, garantindo que eles possam buscar o que precisam, ampliar a produção e dar a autossustentabilidade ao empreendimento”.

Potencial

Vale ressaltar que a entidade tem 104 cooperados e uma produção média anual de 50 arrobas de cacau. Já a fábrica opera com uma produção mensal de 2 mil quilos de chocolate, a baixo da sua capacidade instalada que é de 6 mil kg / mês.

Por Ana Paula Loiola