Líder governista elogia secretária da Saúde, em exercício, Tereza Paim e reafirma compromisso com projetos de interesse da pasta no Legislativo

Publicado: 18 de agosto de 2021

Rosemberg e vereadora Sibele Nery ainda discutem os prejuízos à população de Itapetinga ao não utilizar a Policlínica Regional de Saúde de Vitória da Conquista, por decisão da Prefeitura

Na condição de líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado Rosemberg Pinto (PT) esteve em audiência, nesta quarta-feira, 18, na Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), com a titular da pasta – em exercício – Tereza Paim para ratificar a continuidade das discussões dos projetos de interesse da saúde em tramitação no Legislativo baiano e ficou “satisfeito com a capacidade da secretária Tereza Paim, além de entusiasmado com seu conhecimento da gestão da saúde da Bahia e dos programas que a Sesab vem desenvolvendo ao longo destes anos”, destacou o parlamentar.

Itapetinga – Policlínica Regional de Saúde de Vitória da Conquista

Acompanhado da vereadora de Itapetinga, Sibele Nery (PT) e do coordenador do Centro Social Urbano (CSU) de Itapetinga, Erotildes Neto, popular Neto, o parlamentar também discutiu com Paim e equipe os prejuízos que a população de Itapetinga tem com falta do uso da Policlínica Regional de Saúde de Vitória da Conquista por decisão da Prefeitura de Itapetinga.

“Existe a preocupação de diversos setores da sociedade e da pasta estadual da saúde, é uma atitude sem lógica da gestão itapetinguense, por diversos fatores no que refere-se a levar saúde à população e economia aos cofres do município. É muito mais barato manter a cidade no Consórcio, além de mais confortável e cômodo aos pacientes que terão acesso, via a Policlínica, as diversas especialidades médicas e exames”, avalia Rosemberg.

A Policlínica Regional de Vitória da Conquista oferece 19 especialidades médicas como ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, histeroscopia, cistoscopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia. A unidade foi a 11a a ser inaugurada, em 1o de agosto de 2019.

As unidades regionais de saúde, os equipamentos médicos, vans e micro-ônibus são adquiridos com investimentos do Governo do Estado, que ainda arca com 40% do valor dos custeios para manutenção de cada Policlínica e os 60% restantes são divididos entre os Municípios de cada Consórcio Intermunicipal de Saúde, proporcionalmente à população de cada um.

O projeto das Policlínicas Regionais de Saúde já atingiu o marco de 20 unidades entregues, outras cinco unidades estão programadas para serem entregues, sendo duas em Salvador (nos bairros de Escada e Narandiba), uma em Serrinha, uma em Santa Maria da Vitória e outra em São Francisco do Conde.

Dos 417 municípios baianos, menos de 10 ainda não aderiram aos Consórcios intermunicipais de Saúde e consequentemente as Policlínicas Regionais de Saúde.