Itapetinga ganhará abatedouro frigorifico de aves

Publicado: 08 de abril de 2021

Secretário Lucas Costa e o deputado Rosemberg realizam vistoria técnica do terreno na próxima segunda (12).

O deputado Rosemberg Pinto (PT) agradeceu a Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri) pela decisão de instalar um abatedouro frigorífico de aves em Itapetinga, no Médio Sudoeste baiano.

O município foi selecionado para ser beneficiado com a construção do importante equipamento, que já conta com todos os projetos arquitetônicos validados pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em conjunto com a Superintendência de Patrimônio (Supat), órgão responsável pela execução do projeto, e já submetidos à Caixa Econômica Federal.

O secretário Lucas Costa e o deputado Rosemberg, juntamente com técnicos da Adab e Supat, irão realizar, na próxima segunda-feira (12), uma visita técnica do terreno.

“Esse abatedouro garantirá a Itapetinga a ampliação do seu mercado e, com isso, o município vai gerar mais emprego e renda, além de garantir a todos os consumidores um produto com mais qualidade”, comemorou Rosemberg, principal liderança política e interlocutor do município junto ao governo do Estado.

De acordo com informações das pesquisas trimestrais da produção pecuária, do IBGE, o abate de frangos na Bahia em 2020 avançou 6,6% em relação a 2019 e registrou novo recorde histórico para o estado. No total foram abatidos 127,239 milhões de animais, o que equivaleu a 7,910 milhões a mais do que no ano anterior.

“A avicultura de corte no estado está concentrada na região do Recôncavo baiano e Feira de Santana, mas a atividade está sendo expandida para outras regiões, e o Médio Sudoeste será uma delas”, afirmou Rosemberg.

Conforme projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a produção de carne de frango em todo o país poderá alcançar até 14,5 milhões de toneladas em 2021, número que superaria em 5,5% os números totais previstos para 2020.