IPAC tomba Parque das Dunas, área inclui área do CEPE Stella Maris

Publicado: 27 de abril de 2022

Ação teve participação do deputado Rosemberg Pinto para evitar encerramento das atividades do local
Ex-dirigente sindical dos petroleiros, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) participou, nesta quarta-feira (27), no Clube dos Empregados da Petrobras (CEPE) Stella Maris, do ato do processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (IPAC) do Parque das Dunas, Administrado pela Unidunas, com área de 6 milhões de metros quadrados e integra a Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoas e Dunas do Abaeté, além CEPE Stella Maris.
Principal articulador junto ao Governo do Estado para o tombamento, Rosemberg destacou que a medida foi vital para que o clube não fechasse as portas. “Além de ter a legitimidade natural para o tombamento, esta ação foi essencial para manutenção do nosso clube, construído com recursos dos associados”, destacou.
O presidente do clube, Dejair Santana, destacou a importância do momento, principalmente para reforçar a luta pela patrimonialização da área junto à Petrobras. “A diretoria do CEPE foi surpreendida com a notificação da Petrobras, no dia 22 de julho de 2021, para a desocupação do imóvel onde funciona há mais de 34 anos. Esse clube é daqueles que o construíram, que são os associados e empregados da Petrobras. Nosso clube faz parte da história do bairro. Quando aqui chegamos não tinha nada que hoje tem no seu entorno”, disse.
 
Para o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, a preservação desse conjunto trata também da defesa de um legado ambiental e de políticas públicas para cidade. “É claro que a nossa representatividade vai estar aqui para defender a história e esse processo histórico. Com esse decreto publicado hoje, no Diário Oficial, vocês já têm todas as garantias de um tombamento.
Estiveram presentes também os vereadores de Salvador Henrique Carballal e Marta Rodrigues, o coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, o coordenador e o diretor de Comunicação do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro-BA), Jairo Batista e Radiovaldo Costa, respectivamente, o presidente da Unidunas, Jorge Santana, o presidente da Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural da Bahia (CPHAAN) do Conselho Estadual de Cultura (CEC), Táta Ricardo além de representantes das associações dos Engenheiros da Petrobras (Aepet-BA), dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da Petrobras (Astape-BA) e dos Anistiados Políticos do Sistema Petrobras (Abraspet).
Fotos: Marcelo Oliveira