Ipac inaugura Memorial do Petróleo no Lobato

Publicado: 31 de janeiro de 2022

Espaço funcionará como um centro cultural, de formação e profissionalizante

 

 

Um museu vivo, que resgata a história do petróleo no Bahia e do país. Com esse conceito, o deputado estadual e ex- dirigente da Petrobras, Rosemberg Pinto, inaugurou, juntamente com os gestores da Cultura do Estado, a nova sede do Centro Social da AANOR, que funcionará como um memorial do petróleo. O espaço, reformado e totalmente equipado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), foi entregue, ontem (27), à comunidade, quando também foi dado início às obras de requalificação do Restaurante Escola do projeto. Ambos empreendimentos estão localizados no bairro do Lobato, subúrbio ferroviário de Salvador.

O evento e visita técnica contaram com as presenças da secretária estadual de Cultura, Arany Santana, do diretor geral do Ipac, João Carlos de Oliveira, do diretor do Museu de Arte Moderna (MAM), Pola Ribeiro, além de assessores e lideranças sociais. O evento foi restrito e cumpriu com as medidas sanitárias vigentes de combate e controle da Covid-19.
“Ressalto aqui a importância da preservação desses espaços comunitários, de aprendizagem e comercial, que resgatam a história do bairro e de um segmento econômico muito importante, que é o do Petróleo. Foi aqui que encontraram a primeira jazida do país. A ideia é que as instituições possam dialogar com esses empreendimentos, dando assistência e viabilizando a sustentabilidade do projeto”, considera o parlamentar.

 

 

 

“Temos que pensar a gestão e entender que essa memória fala de um modelo econômico de país, que está em desacordo em relação a todas as políticas públicas anteriores. Vivemos a desativação de refinarias e de diversas atividades na Bahia e esse espaço ganha importância também para o debate e resgate dessa memória”, justifica o diretor geral do Ipac, João de Oliveira. “Mais do que nunca, é preciso pensar que esse equipamento é importante para falar de Cultura para que as pessoas se apropriem. Quando trazemos todo o gabinete do Ipac, queremos trazer educação patrimonial, os museus. A ideia é que esse lugar fale da centralidade do Subúrbio”, conclui.

Memorial

Segundo o coordenador do Centro, Nivaldo Millet o Centro Social dará continuidade ao trabalho de formação, com expectativa de atendimento inicial de 500 pessoas, em turmas de 20. “Serão ministradas oficinas de fotografia, produção textual, capoeira, dança, beneficiando jovens, mães, pais e a comunidade em geral. A nova sede possui laboratório de informática, auditório, administração, cozinha. O espaço também abrigará uma biblioteca comunitária”, enumera.

Por Ana Paula Loiola