Fazcultura é alternativa para produtores e empresas durante Pandemia

Publicado: 15 de abril de 2021

No Dia Mundial da Arte, o deputado estadual que mais defende o segmento, Rosemberg Pinto (PT), comemora, juntamente com os produtores culturais baianos, o início das inscrições do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura).

“No momento em que vivemos uma crise sanitária e as pessoas estão reclusas, a arte se torna ainda mais essencial. Apoiar esses profissionais, nas suas mais diversas formas de produção artística, por meio de uma lei de incentivo, é um dever do Estado”, justifica.

Neste ano, o Governo da Bahia assegurou R$ 15 milhões para o programa que autoriza propostas de qualquer segmento cultural, realizadas por pessoas físicas ou jurídicas sediadas no estado. A iniciativa tem gestão compartilhada entre as Secretarias da Cultura (Secult) e Fazenda (Sefaz). Propostas culturais podem ser apresentadas até 1º de dezembro de 2021, pelo Sistema de Informações e Indicadores em Cultura (SIIC), disponível no endereço https://siic.cultura.ba.gov.br/ .

Criado pelo Governo da Bahia em 1996, o Fazcultura tem como objetivo promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas.

“Trabalhamos para ampliar o número de propostas culturais apoiadas, Investimos na prospecção permanente de novos patrocinadores que acreditem na potencialidade, na diversidade e na grandeza cultural do nosso estado”, avalia o superintendente de Promoção Cultural da Secult, Alexandre Simões.
Ainda segundo ele, nos últimos cinco anos, 240 projetos foram apoiados via Fazcultura em diversas linguagens artístico-culturais, com um investimento total de R$ 46,3 milhões.

O Instituto Neoenergia, apoiado na Lei de incentivo fiscal do Fazcultura, já iniciou seus trabalhos de seleção e realizou, na tarde de hoje (15), o lançamento virtual do seu edital Transformando Energia em Cultura. Seus gestores estão otimistas: “Estamos ansiosos para ver tudo o que vocês estão produzindo”, declarou entusiasmada a diretora presidente do Instituto para os produtores que assistiam a live. Para o diretor Marcos de Barros, “a iniciativa fortalece essa riquíssima cultura da Bahia, em todas as suas vertentes, agregando apoio a esse espírito empreendedor, que já é nato”. “O edital dará mais transparência e evidencia aos critérios avaliativos”,conclui.