Direto do Plenário: Rosemberg defende política unificada de enfrentamento da violência

Publicado: 19 de abril de 2023

O deputado estadual e líder do Governo na assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg Pinto (PT), fez uso da tribuna para falar do enfrentamento da violência no estado, a partir da produção e disseminação de boatos sobre ataques em instituições de ensino ou tentativas, segundo ele, de causar pânico na sociedade.

Temos que resolver a causa da violência e não podemos sair por aí propondo o extermínio. O enfrentamento deve se dar de forma unificada. Não é trancando as pessoas dentro de casa ou na sala de aula que iremos resolver o problema. Precisamos construir uma política de defesa efetiva na sociedade”, considera.

O parlamentar também defendeu o ex governador Rui Costa, que teve uma declaração retirada de contexto e foi acusado de exaltar o tráfico de drogas como fonte de geração de emprego para jovens. “Ouvi aqui falas desastrosas com relação ao tráfico de drogas e violência. A maior violência desse país foi o ex-presidente Bolsonaro, com sua propagação de ódio e, agora, vivemos o reflexo disso. Armar a sociedade era apenas um pretexto para aparelhar as milícias e tráfico de drogas. Foi ele quem estimulou o Congresso para construir essa política e atender aos seus interesses. Foi no seu governo que encontraram drogas no avião oficial”.

O ex-governador Rui Costa estava, na verdade, fazendo uma análise do cenário atual do tráfico, quando cita que crianças e jovens são cooptadas pelo tráfico, numa falsa promessa de ganhar dinheiro e garantir o sustento da família. Dizer que Rui quis falar que o tráfico de drogas é um instrumento para geração de emprego é oportunismo. O ex-governador não pode ser responsabilizado por essas questões”, conclui.

Por Ana Paula Loiola