Diplomação de candidatos da Bahia, eleitos em 2022, acontece na sexta (16)

Publicado: 15 de dezembro de 2022

Rosemberg será habilitado e reconduzido ao quarto mandato

Foto: Márcio Araújo

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), reeleito com aproximadamente 91 mil votos, receberá seu diploma amanhã (16) pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A solenidade, que o habilita ao exercício do novo mandato, acontece às 17h, no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. O parlamentar iniciará o seu quarto pleito no dia 1º de fevereiro de 2023. Ao todo, 107 eleitos serão diplomados no ato.

Além da entrega dos diplomas ao governador e vice-governador eleito, o evento prevê a diplomação de 63 deputados(as) estaduais, de 39 deputados(as) federais e ainda do senador e seus dois suplentes. De responsabilidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a diplomação do presidente e vice-presidente da República aconteceu na segunda (12).

O ato formal certifica que a Justiça Eleitoral apurou o resultado das urnas, aprovou as contas e atesta que os mesmos estão aptos a assumir os cargos.

Alba / Governo

Para o parlamentar, a expectativa na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), com relação ao governo de Jerônimo, é muito positiva. “Por ser uma pessoa afeita aos grandes debates, há a expectativa para construção de um diálogo permanente, seja por meio das secretarias de Governo, seja diretamente com ele, vontade essa expressa em todos os seus discursos. Acho que isso vai ajudar bastante a debater e a encaminhar os projetos oriundos do Executivo que tramitam ou tramitarão na casa legislativa”, reforça o também líder da Maioria.

Ainda segundo ele, essa discussão na Casa só deve se dar, de forma mais efetiva, a partir de fevereiro, quando se iniciam os mandatos legislativos. “A partir de 1º de fevereiro haverá alteração na composição aqui da Casa, mas está bem afinado, não vejo nenhum problema com relação a essas mudanças do ponto de vista conceitual da gestão na Alba”, considera. A mesma consensualidade existe no que se refere à permanência do deputado Adolfo Menezes na presidência da Casa, é o que defende o parlamentar, com respaldo no que é colocado publicamente por parte da maioria dos deputados da Casa.

Por Ana Paula Loiola