Deputados e Embasa se unem para garantir segurança hídrica nos municípios que sofrem com a estiagem

Publicado: 22 de novembro de 2023

Diante de uma preocupação comum, onde 90 municípios baianos estão com decretos vigentes de emergência por estiagem, parlamentares se reuniram, hoje (22), com o presidente da Embasa, Leonardo Góes e sua equipe técnica, para apresentarem suas angústias e reivindicações e tomarem conhecimento das ações de enfrentamento da Companhia em relação à seca. Durante todo o dia, a comitiva realizou os atendimentos, de forma coletiva e individual, na Assembleia Legislativa da Bahia.

O líder governista, Rosemberg Pinto (PT), recepcionou o gestor e falou da importância do diálogo e fortalecimento da relação do parlamento com as estatais. “A iniciativa é válida e serviu para tomarmos conhecimento do plano de enfrentamento e da ampliação dos sistemas que está sendo feita no semiárido. Também foi criada uma agenda, na própria empresa, para recebimento das demandas”, reconhece.

Natural de Itororó e representante do Médio Sudoeste, que lhe conferiu maior votação na região, Rosemberg falou da preocupação do seu mandato com algumas áreas já em chama, em função da estiagem e seca. “A Embasa não pode ser uma empresa só de gestão das águas, mas de proteção ambiental”, defende, propondo um novo encontro, que envolva outros órgãos, a exemplo do Inema, da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento – SIHS, Car, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. “A ideia é que possamos unir esforços e debater como essas instituições, de forma conjunta, atuariam na prevenção para os períodos da estiagem e para ações de defesa ambiental e da população”, conclui.

Resultados

Pela terceira vez na Alba, representantes da Embasa fizeram um balanço positivo dos atendimentos. “Estamos aqui, mas uma vez, num claro sentido de aproximar a empresa da realidade dos municípios, respeitando a representatividade do Legislativo, junto aos nossos clientes e usuários. Nessa visita, trouxemos uma discussão junto à classe política sobre os enfrentamentos desse período de estiagem, pois o verão já dá indicativos de ser mais duro, antecipando dias muito quentes, onde o consumo de água aumenta”, explica Góes que, a pedido do governador, já se prepara para ter um portfólio de alternativas.

Ele ainda reconhece que, em algumas regiões, já há problemas de falta de água, de esgotamento de mananciais e, até de pré colapso. “Nesses casos, já operamos com ações de carros-pipa. Também inscrevemos no PAC R$ 2 milhões de obras e estamos aguardando quais delas serão selecionadas, são mais estruturantes, para garantirmos segurança hídrica por mais tempo”, conclui

Segundo a chefe de gabinete da Embasa, Larissa Guerra, mais de 80% da execução dos serviços de saneamento básico é para extensão de rede e a maioria dos pleitos é apresentada pelos parlamentares. “Tínhamos muitas demandas represadas, no início do ano, e resolvemos ouvi-los para conhecermos as expectativas deles em relação à Companhia e ao atendimento dos pleitos. Uma aproximação que tem trazido bons resultados”, considera.

Desde abril, foram cerca de mil pleitos, de mais de 200 municípios, apresentados por deputados estaduais e federais, e mais de R$30 milhões de investimento, só em extensão de rede. “Isso é bem positivo, inédito e de extensão recorde”, comemora.

Por Ana Paula Loiola