Deputados aprovam contas de Rui Costa e empréstimo de U$$42 mi

Publicado: 13 de dezembro de 2023

Parlamentares aprovaram, ontem (12) a noite, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), as contas do ex governador Rui Costa, referentes ao exercício de 2022. O ofício encaminhado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) teve parecer favorável à aprovação. Além do documento, foi apreciado o Requerimento de Urgência para tramitação do projeto de lei do Executivo que autoriza o Governo da Bahia a contrair empréstimo de até US$ 42 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimento em tecnologia.

Ao defender a aprovação da matéria referente às contas do ex mandatário, o líder governista, deputado Rosemberg Pinto (PT), argumentou que o TCE, órgão que tem o papel de assessorar a ALBA, emitiu parecer técnico sugerindo a aprovação. “Precisamos valorizar uma gestão que cumpriu todos os ritos legais e atendeu todos os índices previstos em lei. Por isso, encaminho o voto da nossa bancada pela aprovação das contas de um gestor que foi exemplo do ponto de vista da gestão”, justificou Rosemberg, ressaltando também a aprovação na Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle no Legislativo baiano.

A expectativa é de acordo entre as bancadas do governo e da oposição para votação de projetos oriundos de órgãos como Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público (MP-BA) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Matérias, de autoria dos parlamentares, também deverão entrar na pauta.