Deputado Rosemberg participa da entrega de equipamentos para recuperação da Central de Triagem da Coleta Seletiva de Itabuna

Publicado: 09 de janeiro de 2024

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) participou nesta terça-feira (9), em Itabuna, da entrega feita pelo Governo do Estado de equipamentos destinados a fortalecer os serviços oferecidos pela Central de Triagem da Coleta Seletiva no município. A ação busca reabilitar a unidade após um incêndio ocorrido em 1º de janeiro de 2024, que causou danos a ferramentas essenciais e impactou a renda de 50 famílias beneficiadas na unidade.
O ato conduzido pelos secretários do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, e do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Sodré, acompanhados da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Tatiana Velloso, do prefeito Augusto Castro e do deputado estadual Rosemberg Pinto destinou 38 kits de equipamentos de proteção individual (EPIs), uma prensa hidráulica e dois carros elétricos compactos à unidade, além de 60 cestas básicas do programa Bahia Sem Fome, que continuarão sendo entregues por um período de quatro meses, proporcionando suporte social às famílias impactadas.
“Estamos tentando amenizar o prejuízo provocado pelo incidente. A iniciativa do governo busca ajudar não só na parte profissional – com entrega de material -, mas também na parte humana, com os alimentos, afinal os trabalhadores precisam comer. O mais importante é que não houve vítima”, pontuou Rosemberg.
Nos próximos dias, a central receberá uma balança eletrônica, 40 cadeiras, 10 mesas plásticas, dois carros para movimentação de cargas, 15 luminárias de emergência, uma geladeira e um fogão.
Nova sede – O Governo do Estado está realizando estudos para a construção de uma nova sede para a Central de Triagem. O espaço proporcionará mais amplitude e uma estrutura aprimorada para as atividades da coleta seletiva, dando condições mais adequadas aos colaboradores envolvidos. A expectativa é de que a nova sede contribua ainda mais para a eficiência das operações e o bem-estar da comunidade local.
O incêndio que atingiu a Central de Triagem da Coleta Seletiva de Itabuna ocorreu na madrugada do dia 1° de janeiro deste ano, no bairro Lomanto. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas, sem feridos.
Reciclagem – A operação de coleta de materiais recicláveis e a gestão da Central de Triagem de Recicláveis do Programa Recicla Itabuna são realizadas pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna (Aacri), composta por aproximadamente 50 famílias. A Associação é autogestionária e é acompanhada por órgãos de controle, como a Defensoria Pública do Estado da Bahia e o Ministério Público do Trabalho. O Programa Recicla Itabuna atua como instrumento de educação ambiental em parceria com escolas, empresas, condomínios e comunidade, além de ser um meio de geração de emprego e renda para os catadores de material reciclável.
Por Ricardo Neiva