Deputado Rosemberg parabeniza com moção de aplauso os 10 anos do Centro de Culturas Populares e Identitárias

Publicado: 04 de maio de 2021

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), parabenizou, via moção de aplauso apresentada à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), os 10 anos de criação do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

O órgão, vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), foi criado em 4 de maio de 2011 pela Lei 12.212/2011, na gestão do ex-governador e atual senador Jaques Wagner (PT), para atender a iniciativa de diversas manifestações populares que fortalecem a identidade da Bahia.

Titular da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço da Alba, Rosemberg destaca a relevância do CCPI ao fomentar as manifestações culturais étnico-raciais como as de matrizes africanas, indígenas e ciganas, além das culturas: sertaneja, de gênero, de orientação sexual e de grupos etários.

“Atendendo a uma necessidade de criar uma organização que preze pelos valores culturais, transcendendo a dimensão simbólica, o CCPI é o braço da Secult na execução da proteção, promoção e criação de políticas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, sendo a atual secretária, Arany Santana, a primeira diretora”, afirmou o parlamentar.

Atualmente, o Centro é dirigido  por André Reis, especialista em Gestão da Cultura e com vasta experiência administrativa e governamental, com atuações na chefia das Secretarias de Cultura e Turismo de Vera Cruz, Maragogipe, Itacaré, Cachoeira e no Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (Ipac).