Cultura: Centro de Cultura Adonias Filho será reinaugurado em julho e Carnaval Ouro Negro chegará ao interior, afirma Rosemberg

Publicado: 28 de março de 2022

Via articulação do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), em atenção aos blocos afros e indígenas do interior baiano, foi confirmada, durante audiência na Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), nesta segunda-feira (28), a expansão do Carnaval Ouro Negro para além da capital e em julho o Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, deverá ser reinaugurado.

A reunião entre o mandato do parlamentar, a Secult e o Conselho de Cultura de Itabuna abordaram a requalificação do Centro de Cultura Adonias Filho, que teve suas obras retomadas na última quinta-feira (24), com serviços de modernização e adequação às normas de acessibilidade, segurança, e combate a incêndio e pânico da Sala de Espetáculos.

Ainda conforme o parlamentar, a próxima edição do Carnaval Ouro Negro também vai destinar recursos para o interior. “Nossa meta é expandir a diversidade no Carnaval. Estamos elaborando o novo edital do Carnaval Ouro Negro que, na próxima edição, vai contemplar as cidades do interior baiano que possuem entidades carnavalescas afros e indígenas, a iniciativa é essencial para sobrevivência destes grupos”, declarou Rosemberg.

Criado em 2007, o Carnaval Ouro Negro é uma iniciativa do Governo da Bahia com o objetivo de promover, preservar e valorizar da presença dos blocos afro, afoxé, samba, reggae e de índio, incentivando a diversidade no Carnaval da Bahia.