Baixo Sul: Projeto Mandalas da Terra estimula agroecologia com respeito as relações dos quilombolas e povos de santo com a natureza

Publicado: 12 de janeiro de 2022

Em atenção às comunidades quilombolas e o povo de santo do Baixo Sul, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) participou, nesta quarta-feira (13), em Camamu, do lançamento do Mandalas da Terra, projeto selecionado, via edital, pelo Governo do Estado para a implantação de unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, o PAIS – sistema composto de uma parte de proteína animal, com a criação de galinhas caipiras e outra com a produção de vegetais em um formato que se assemelha a uma mandala – em 20 comunidades quilombolas e povos de terreiro dos municípios de Camamu, Igrapiúna e Ituberá.

O parlamentar destacou que o edital específico democratiza os investimentos na área social e valoriza a autoestima dos quilombolas e dos adeptos das religiões de matriz africana. “Há vinte anos, falar das religiões de matriz africana, era algo que as pessoas falavam o receio de serem rechaçadas e foi a partir das políticas implementadas pelo ex-presidente Lula é que nós começamos a nos orgulhar daquilo que cada um é”, comparou.

A economista especialista em projetos de inclusão social e diretora-geral da CAR, Ioná Queiroz, afirmou que é uma “satisfação apoiar a agricultura familiar e, principalmente, por ser da região e poder contribuir para execução destes projetos”.

Ao total serão investidos R$ 1 milhão e 337 mil, via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR)/Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com a Secretária de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI).

Os territórios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do Recôncavo também foram contemplados com a implantação dos PAIS. Cada um contemplará 20 comunidades para viabilizar a vida social, econômica e comunitária das populações envolvidas, com respeitos as tradições, cultos e a relação dessas comunidades com a natureza. No Baixo Sul, o projeto será executado pela Associação Civil Filhos de Bárbara (ACFBA), sob direção de Pai Roberto de Iansã.

Ainda participaram do evento a secretaria Agrária Nacional do PT e suplente de deputada federal, Elisângela Araújo (PT); o diretor da Agência de Desenvolvimento Sustentável e Comercialização da Agricultura Familiar (ADSCAF), Manoel Sales e o vereador de Camamu, Nal da Canal (PT).