Valença: Rosemberg acompanha elaboração do projeto de restauro da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus

Publicado: 12 de janeiro de 2022

Construção do século XVIII é patrimônio imaterial tombado pelo IPAC

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) vistoriou, nesta quarta-feira (12), a execução dos trabalhos de elaboração do projeto de restauração da cobertura da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Nazaré, e dialogou, ao lado do diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), João Carlos de Oliveira, com o padre Marcos Reis e a comunidade religiosa do município sobre a restauração do templo.

“Nos últimos anos a comunidade religiosa de Valença entrou em contato com o IPAC pra construir uma agenda pra recuperação do tempo. Tivemos o lapso temporal da pandemia, mas conseguimos através do Governo do Estado recursos para fazer, inicialmente, a licitação de projeto de restauração estrutural do telhado, que é fundamental para garantir a segurança das pessoas e do templo”, detalhou Oliveira.

História

Ainda de acordo com o IPAC, a Igreja Sagrado Coração de Jesus, foi construída em 1759, com artes sacras do século XVIII e XIX no seu espaço interno, a Igreja Sagrado Coração de Jesus tem uma importante relevância para a região, não só no seu contexto religioso para a população, mas também para pesquisas arquitetônicas e urbanistas.

Desde outubro de 2001, o templo foi tombado como patrimônio imaterial pelo IPAC, inscrita no Livro do Tombamento dos Bens Imóveis.