‘VLT vai facilitar a vida do povo de Simões Filho e resgatar uma importante região de Salvador, diz deputado Rosemberg

Publicado: 13 de fevereiro de 2019

O líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Rosemberg Pinto (PT) participou, na manhã desta quarta-feira (13), da assinatura do contrato para implantação do Sistema de Veículo Leve de Transporte (VLT) ligando o Comércio, em Salvador, à Ilha de São João, em Simões Filho. As obras têm previsão de início em 180 dias e deve custar R$ 1,5 bilhão.

“Um sonho antigo do povo de Simões Filho, que costuma enfrentar, nos horários de picos, longos engarrafamentos na chegada à Salvador e no retorno às suas casas”, comemorou o parlamentar.

O VLT substituirá o atual sistema de trens que faz a linha da Estação da Calçada ao bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário da capital baiana, beneficiando os mais de 600 mil moradores da região. O projeto prevê uma ligação com quatro estações entre a região de São Joaquim, passando pela Via Expressa e fazendo a integração com o metrô no Acesso Norte.

O governador Rui Costa (PT) afirmou que, além de melhorar a mobilidade em Salvador e Região Metropolitana, devolverá à capital uma importante área da capital baiana.

“Mais do que uma obra de mobilidade, será uma obra de reurbanização e de desenvolvimento, incentivando um vetor de crescimento e de geração de emprego, com a implantação de hotéis e restaurantes em toda a margem da Baía de Todos os Santos”.

O sistema contará com 20 km de extensão, 22 estações e capacidade para transportar cerca de 150 mil usuários por dia. O modal será do tipo monotrilho, movido à propulsão elétrica, sem emissão de agentes poluentes que prejudicam o meio ambiente.