Turismo: Rosemberg participa de inauguração dos 16 sinos da Igreja de Nossa Senhora Conceição da Praia

Publicado: 07 de fevereiro de 2021

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) participou, neste domingo (2), da reativação dos 16 sinos da Basílica Santuário Nossa Senhora Conceição da Praia, no bairro do Comércio, em Salvador. Após mais de 30 anos sem soar, o carrilhão [coletivo de sinos] foi reformado e modernizado com sistema automatizado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), por meio do “Projeto de Resgate do Toque dos Sinos”.

“Foi um dia muito especial, onde tive a oportunidade de participar da missa na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, que passou a contar com seus 16 sinos”, declarou o líder do governo na ALBA, após a assistir a missa celebrada pelo Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Sérgio Rocha.

Exclusividade: A Igreja de Conceição da Praia completou 147 anos de fundação, no último dia 8 de dezembro, data da celebração da padroeira da Bahia que dá nome à igreja e é a única no estado com 16 sinos de diferentes pesos e tamanhos que possibilita a reprodução de música sacra.

O sistema foi desenvolvido na Itália e depois instalado na Rússia e a Bahia foi o primeiro local das Américas a receber o equipamento.

O Projeto Resgate dos Sinos já beneficiou, ao todo, seis templos da capital baiana. São eles: Igreja da Ajuda; de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos; de Nossa Senhora da Graça; de Santo Antônio da Barra; de São Domingos de Gusmão; e do Santíssimo Sacramento do Passo. Enquanto, no interior, a primeira foi a de São João Batista, no Quadrado de Trancoso, em Porto Seguro.