Titular da Comissão de Educação, Rosemberg versa parecer do PL que institui Turismo Educativo

Publicado: 13 de abril de 2021

Colegiado também aprovou audiências públicas dos 130 anos da Faculdade de Direito, desoneração da cadeia do livro e acesso à literatura, além da cidade de Porto Seguro e a pandemia

O deputado estadual Rosemberg Pinto participou, na manhã desta terça-feira (13), da reunião remota da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) que aprovou dois Projetos de Lei (PL’s) de autoria dos parlamentares da Casa e audiências públicas que tratarão dos 130 anos da Faculdade de Direito, desoneração da cadeia do livro e acesso à literatura, além da cidade de Porto Seguro e a pandemia, ainda agendou para próxima terça-feira (20) a Audiência Pública com o tema Saúde mental e pandemia.

Membro titular da Comissão, Rosemberg leu o parecer favorável, elaborado pelo deputado Jurailton Santos (Republicanos), sobre o PL 15.966/2007, de autoria do deputado Euclides Fernandes (PDT), que institui o Projeto Turismo Educativo e em seguida, também recebeu o aval – unânime – o PL 21.580/2015, de autoria do deputado Marcelino Galo (PT), que institui o dia 4 de Novembro como Dia Estadual da Favela. A relatoria foi realizada pelo também petista deputado Robinson Almeida.

Os PL’s tramitam pelas comissões temáticas até serem apreciados no Plenário e serem aceitos, ou não, como Lei.

Na ocasião, Rosemberg pediu vistas ao PL 19.111/2011, elaborado pelo deputado José de Arimatéia (Republicanos), que institui a Semana Estadual de Conscientização e Incentivo à Preservação do Patrimônio Público Estadual, a ser realizada na primeira semana do mês de setembro, no âmbito do Estado da Bahia. O objetivo do líder governista é alinhar com o autor a redação do texto e evitar a reprovação da proposta, uma vez que pode gerar ônus ao Estado baiano, que a configuraria como inconstitucional.

Audiências Públicas: o Colegiado marcou, para próxima terça-feira (20), a realização da audiência pública Saúde mental e pandemia e, até o início do mês de maio, pretende discutir o relatório do primeiro mês do retorno às aulas no Estado da Bahia. Ainda foram aprovadas três Audiências Públicas, com datas a definir, que versam sobre os temas: 130 anos Faculdade de Direito: estância de conhecimento e de defesa da Democracia; Desoneração da cadeia do livro e o direito de aceso à Literatura e, por fim, Cidade de Porto Seguro e a pandemia.

Também participaram da reunião a presidente da Comissão, deputada Fabíola Mansur (PSB); os membros titulares: Bira Corôa Lula (PT), Robinson Almeida Lula (PT), Olívia Santana (PC do B) e os suplentes: Jacó Lula da Silva (PT) e Tiago Correia (PSDB).