Taperoá: mandato encaminha solicitação para reforma da feira livre

Publicado: 26 de março de 2021

Prefeita Kitty se reuniu com secretário Josias Gomes para apresentar proposta

Principal meio de comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, as feiras livres têm um papel muito importante na economia local, com geração de trabalho e renda, sobretudo no interior do estado.  Mas a retração das vendas, resultado da crise sanitária que assola o país e o mundo, também chegou nesses espaços, que necessitam de obras de requalificação para melhor atender aos critérios de higiene, padrão e qualidade exigidos. Demandas do tipo chegam a todo momento no gabinete do deputado Rosemberg para encaminhamento.

Nesta semana, foi a vez do mandato acompanhar a solicitação de reforma da Feira Livre de Taperoá (Baixo Sul), apresentada pela prefeita Christiane Mary Guimarães, conhecida popularmente como Kitty, ao secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes. A reunião aconteceu na sede do órgão.

Na oportunidade, a gestora municipal falou do potencial e da necessidade de adequações do espaço que é o único centro de comercialização da cidade ao alcance do pequeno produtor. “Cerca de 90% da nossa população vive na zona rural. Precisamos valorizar nossa agricultura e aquicultura, essencialmente de origem familiar, e dar sustentabilidade a essa vocação natural, garantindo o escoamento da produção e a oferta dos produtos na cidade”, justifica.

O secretário da SDR, Josias Gomes, reforça o esforço do Governo do Estado em estabelecer com todos os municípios da Bahia um trabalho integrado, por meio da estratégia Parceria Mais Forte, que visa a ampliação da produção agrícola, com incentivos para a agricultura familiar e, segundo ele, as feiras livres se constituem como grandes polos de comercialização.

Como encaminhamento da reunião os representantes da SDR e da prefeitura de Taperoá ficaram de analisar as questões técnicas, que podem ser feitas para requalificação da feira livre no município, com o objetivo de assegurar a comercialização rural dentro padrões e rigores sanitários adequados.