Sessão Especial na Alba marca o Dia Mundial da Juventude

Publicado: 12 de agosto de 2024

 

Rosemberg defende protagonismo dos jovens na disputa por espaços

 

No Dia Mundial da Juventude (12), a Assembleia Legislativa da Bahia realizou uma Sessão Especial em reconhecimento ao papel fundamental dos jovens na sociedade e às políticas institucionais de reparação e inclusão, criadas pelos governos federal e estadual, para a juventude. O evento é uma iniciativa da Liderança da Maioria, em parceria com a Coordenação Geral de Políticas Públicas para Juventude da Bahia – COJUVE, e teve a participação do vice-governador, Geraldo Júnior, de secretários de Estado, estudantes e representações civis.

O evento abre as comemorações deste mês dedicado à promoção, valorização e ao reconhecimento do papel fundamental que os jovens desempenham na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva – e ainda marca os 11 anos do Estatuto da Juventude.

O deputado estadual e líder do Governo, Rosemberg Pinto (PT), presidiu a sessão e também foi o proponente desta, juntamente com o parlamentar Matheus Ferreira (MDB). Para Rosemberg, o apoio do Legislativo foi fundamental na implementação dos Programas. “As aprovações na Casa, junto com todos os outros parlamentares, foram de suma importância para protagonizar essa parcela da sociedade tão importante e esperançosa com o futuro, assim como nós. É a junção da vontade da Juventude com a união dos Poderes Legislativo e Executivo”, declarou.

“Nosso objetivo é estimular a juventude, criar políticas públicas e dar o ponta-pé para que ela seja protagonista, o que é de fundamental importância”, argumenta. Com 68 anos, ele rememora quando atuava no movimento estudantil e precisava, segundo ele, “empurrar as portas” para debater espaços numa sociedade ainda muito conservadora e garantir tomadas de decisões.

“Na minha geração, a minha juventude foi cerceada de muitas coisas. Diferentemente das garantias estabelecidas hoje, sobretudo nos nossos governos. “Nas gestões de Jaques Wagner, Rui Costa e, agora Jerônimo Rodrigues, iniciamos uma política institucional para formação da juventude, que nos traz muito orgulho. É a oportunidade que a juventude precisava de encontrar o seu espaço e disputar o seu lugar”, conclui. São mais de 40 programas instituídos pelo Governo do Estado, implementados nas gestões e que tiveram o apoio da bancada governista na Assembleia Legislativa da Bahia.

A juventude baiana representa 23% da população do estado, com toda a sua diversidade. São negros, indígenas, quilombolas, rurais ou periférica. “Estivemos com o presidente Lula no último sábado discutindo as desigualdades que têm no Brasil e na Bahia e eu fiz um pedido especial para que ele nos ajude a combater as desigualdades sociais, econômicas, orgânicas e urbanísticas no estado. Precisamos nos libertar das amarras para que os estudantes, os jovens, juntamente com a política de Governo, representem o equilíbrio para o crescimento de um país, de um estado e de uma capital como Salvador”, declarou o vice-governador Geraldo Júnior.

Cojuve

Para o coordenador de Políticas para Juventude, Nivaldo Millet, a Sessão celebra esses 17 anos da Política de Juventude em no Estado, além dos 11 anos do Estatuto da Juventude. “Após a construção de todo este legado, estamos vivenciando um novo momento. A partir da gestão do governador Jerônimo Rodrigues, ampliamos ainda mais a nossa capacidade técnica, os nossos programas e projetos, reforçando a presença do Governo do Estado na vida da juventude baiana na garantia de futuro para nossa gente”.

Importância da data

O mês de Agosto é marcado pelo dia Internacional da Juventude celebrado anualmente em 12 de Agosto, com o objetivo de reconhecer o papel fundamental dos jovens na sociedade. É uma oportunidade de chamar a atenção para as questões da Juventude, o progresso da sociedade e para o desenvolvimento econômico, artístico-cultural, criativo e sustentável. A data foi proclamada através da Resolução 54/120 adotada na Assembleia Geral da ONU de 17 de dezembro de 1999.

Na Bahia, celebra-se o ‘’Agosto das Juventudes’’, um mês inteiramente dedicado à promoção e valorização da juventude e ao reconhecimento do papel fundamental que os jovens desempenham na construção de uma sociedade mais inclusiva, progressista e justa. Uma série de atividades planejadas celebra não apenas o ‘’Mês da Juventude’’, mas também o Dia do Estudante. Dessa forma, a Coordenação Geral de Politicas Públicas para Juventude da Bahia – COJUVE busca criar um ambiente propício para o engajamento, o dialógo e desenvolvimento das potencialidades dos jovens.