São Francisco do Conde: Convento de Santo Antônio recebe novo telhado e edital de restauração completa é lançado

Publicado: 23 de agosto de 2019

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) comemorou a entrega do novo telhado do Convento de Santo Antônio, em São Francisco do Conde, e o lançamento do edital para contratação dos projetos executivos de arquitetura para as obras de restauração completa do bem. A cerimônia de entrega da reforma aconteceu nesta quinta-feira (22).

A obra do templo teve investimentos de R$ 780 mil, que consistiu na a instalação de subcobertura em toda a projeção do prédio e a execução de novo telhamento, que protegerá o forro artístico da ação das chuvas, além de imunização, reforço e pintura, que preservarão o forro artístico da nave, atribuído a José Joaquim da Rocha, considerado o fundador da chamada Escola Baiana de Pintura.

Já o restauro completo do Convento de Santo Antônio, tem garantido, conforme a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Santos Bogéa, R$ 4 milhões e o restante da verba para a conclusão da obra deverá ser encaminhado de emendas dos deputados federais.

Contente com o resultado de articulação com o  Iphan, o deputado Rosemberg destacou o retorno turístico e econômico que o Convento pode trazer ao município. “Esta restauração deve ser utilizada para fomentar o turismo religioso e histórico em São Francisco do Conde”, concluiu. Na ocasião o parlamentar esteve representado pelo assessor e ex-prefeito de Maragogipe, Sílvio Ataliba.

Convento de Santo Antônio

Monumento de meados do século XVII, que integra o Centro Histórico da Cidade, tombado, em 1941, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O conjunto é constituído por igreja, convento e ordem terceira, sendo o convento inaugurado em 1649 e a igreja em 1722. Peças sacras, azulejos e mobiliários compõe o valioso acervo artístico.