Santa Inês terá complexo policial

Publicado: 20 de maio de 2022

Processo avança com apoio do mandato do deputado Rosemberg Pinto

O município de Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá, receberá importante investimento em segurança pública, um complexo policial, fruto de convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura. A expectativa é de que o equipamento, que abrigará as sedes das polícias Militar, Civil e delegacia, otimize os serviços prestados e melhor atenda a população. O processo licitatório das obras está em fase final e recebeu, hoje (19), o aval da delegada geral da Polícia Civil do Estado da Bahia, Heloisa Brito, durante reunião que aconteceu na sede da instituição e contou ainda com as presenças do prefeito Professor Emerson e do assessor jurídico do mandato do deputado Rosemberg Pinto, Rodrigo Coelho.

“Na audiência, dialogamos sobre o novo investimento, que é de grande valia para o município e território e que contará com alojamento e acomodação para a polícia Militar, Civil, com almoxarifado, área de armazenamento de material, de aprisionamento. Enquanto gestor, avalio que a política de repressão não seja resolutiva, há necessidade de uma gama de políticas públicas no município, que envolve Educação e outras secretarias, uma sequência de ações e de investimentos em infraestrutura e melhoramento de espaços públicos”, avalia o prefeito.

Como encaminhamento da reunião, toda a documentação, que já foi chancelada e apresentada pelo gestor, será enviada para a coordenação de infraestrutura, responsável pela logística e, em seguida, à Secretaria de Relações Institucionais (Serin). Assim que licitadas, as empresas que estão ganhando devem implementar essa estrutura em cerca de seis meses.

Para a delegada geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, a parceria com o Executivo é fundamental porque alinha esforços e garante uma melhor prestação dos serviços à sociedade. “A princípio, ela tem essa missão de proteger e servir e, óbvio, garantir a estruturação das nossas unidades, com aquilo que é necessário. Seja por meio de convênios realizados de doação de terreno, seja na tratativa de pensar juntos a segurança local, a parceria é fundamental. De igual modo com o legislativo, através das emendas parlamentares dos deputados ou que apoiam esses investimentos em segurança pública na Polícia Civil”, considera.

A área a ser ocupada pelo equipamento é de cinco mil metros quadrados e foi cedida pela prefeitura. A nova sede seguirá o modelo implementado pelo Estado, com uma estrutura compatível ao novo modelo de Polícia Judiciária, ou seja, que garanta um atendimento individualizado, onde a população fique mais à vontade para registrar a ocorrência.

“Internamente, faremos divisões para que os policiais tenham um ambiente onde eles possam desenvolver atividades de modo mais eficiente e eficaz, com uma sala específica para guardar os materiais de investigação, o armamento; outra sala para a investigação policial, com muito mais tecnologia. Levaremos para o interior a estrutura que a gente tem na capital. Um investimento do Governo do Estado e da própria instituição, no sentido de que possamos modernizar essas estruturas, porque nosso objetivo maior é conseguir atender bem a sociedade baiana”, concluiu Heloísa.

Sobre apoio a cultura, os projetos, me apresentei como atuante em projetos lá e apoio político, campanha na Bacia do Paramirim, em Macaúbas especificamente.