Rosemberg quer espaço de descanso adequado para enfermeiros nos hospitais da Bahia

Publicado: 26 de março de 2021

Foto: Elói Corrêa/GovBA

No momento mais crítico da pandemia, com número recorde de casos e mortes registrados de vítimas de Covid-19, profissionais de saúde estão no seu limite de exaustão e pedem apoio do Poder Público. Na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Rosemberg Pinto (PT) reafirma seu compromisso com a saúde pública e envia indicação ao Governo do Estado para que os hospitais públicos ofereçam alojamentos adequados para descanso de enfermeiros e/ou técnicos de enfermagem.

A iniciativa atende a um pleito antigo da categoria e foi apresentada ao parlamentar, de forma remota, pelo presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren), Jimi Medeiros; Davi Apóstolo, coordenador de Fiscalização do Coren e Júlio Cézar Jr., coordenador do Cuidando da Enfermagem, que reconhecem o seu legado no Legislativo e compromisso com a população.

“No momento atual, nossos heróis vestem jalecos, toucas, máscaras, luvas e cumprem uma rotina extenuante para salvar vidas. É preciso garantir aos profissionais de saúde, sobretudo aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, uma melhor qualidade de vida. Tornar obrigatório que as unidades hospitalares forneçam condições adequadas de descanso durante o horário de trabalho é mais que salutar, é um direito que precisa ser assegurado”,  justifica o deputado estadual, apoiado na Norma Regulamentadora 32 – NR 32, que estabelece diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. A Lei do Descanso já está sendo implementada por outros estados da federação.

Com base na solicitação enviada pelo parlamentar ao Governador, cada unidade deverá providenciar as modificações necessárias para garantir o atendimento aos trabalhadores de enfermagem, em todos os seus aspectos, de maneira a atender e assegurar as condições adequadas para descanso destes profissionais.

Vale ressaltar que, por condições adequadas, entende-se: local amplo, arejado, provido de mobiliário adequado e com área útil compatível com a quantidade de profissionais diariamente em serviço, dotado ainda de conforto térmico e acústico adequado para repouso, alimentação, higiene pessoal e necessidades fisiológicas. Em cada unidade, um profissional enfermeiro, com especialização em Saúde Ocupacional, será responsável pelo acompanhamento dos demais colegas da instituição, respeitando as atribuições e as peculiaridades de cada instância.