Rosemberg leva Secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia para discutir descarte de resíduos sólidos no Litoral Sul

Publicado: 12 de fevereiro de 2021

Evento em Itabuna, organizado pelo do Consórcio Litoral Sul, contou com apoio do deputado

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) participou, nesta quinta-feira (11), do Seminário de Resíduos Sólidos, no Teatro Municipal Candinha Dória, em Itabuna. O encontro, promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS), visa extinguir lixões das suas 13 cidades e, consequentemente, beneficiar mais de 200 mil habitantes, via o fortalecimento e implementação de políticas públicas compartilhadas para os resíduos sólidos, junto ao Governo da Bahia e os municípios associados.

“Estou com a Amurc e o Consórcio Litoral Sul presididos, respectivamente, por Marcone Amaral, do PSD e, meu correligionário do PT, Antônio de Anízio, para reforçar o empenho do governador e dos prefeitos que apresentam um novo modelo, compartilhado, da gestão do lixo e será exemplo quando o assunto for: dar adeus ao mal cheiro e à poluição visual dos lixões”, afirmou o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg, ao lado do titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Nelson Pelegrino.

Representante político das regiões Sul e Médio Sudoeste da Bahia, Rosemberg tem suas pautas de defesa do fortalecimento regional e dos municípios alinhadas com o governador Rui Costa. “Somos defensores da descentralização dos poderes, pois o estímulo aos Consórcios Intermunicipais oferece aos municípios redução de gastos e ações mais efetivas, é lógico que os cidadãos e os gestores municipais têm conhecimento das suas causas”, destacou.

Em suas redes sociais, o prefeito de Itacaré e presidente com CDS-LS, Antônio de Anizío, reforçou as possibilidades da articulação do deputado Rosemberg com o Governo da Bahia e o Consórcio que preside. “O município sozinho, não tem condições de fazer o gerenciamento do lixo que produz, mas consorciado e em harmonia com os prefeitos, com o apoio do Estado e da sociedade nós conseguiremos dar uma solução e um destino correto ao nosso lixo urbano e aos resíduos sólidos”, pontou.

Rosemberg e Anízio celebraram as presenças do prefeito de Ilhéus, Marão e o vice Bebeto, oportunamente, o presidente do Consórcio Litoral Sul convidou o município vizinho para integrar o CDS-LS.

Com base no Censo do IBGE do ano de 2010, o Seminário de Resíduos Sólidos visa beneficiar 214 mil habitantes dos municípios conveniados ao CDL-LS, são eles: Almadina, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Maraú, Ubaitaba e Uruçuca.