Rosemberg faz balanço das Eleições e aponta caminhos para o PT

Publicado: 19 de novembro de 2020

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), em entrevista na noite desta quinta-feira (19) para Grupo Metrópole, avaliou os resultados das Eleições municipais, sugeriu a aproximação da sua legenda com a classe média e defendeu o gesto do governador Rui Costa, que em nome da governabilidade, não interferiu nas eleições nos municípios em que partidos da base disputavam com o PT, além de demonstrar otimismo para a vitória dos petistas Zé Neto, em Feira de Santana, e Zé Raimundo, em Vitória da Conquista.

Em resposta às críticas dos correligionários sobre a presença do governador Rui Costa nas campanhas no interior baiano, o líder da bancada governista na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Rosemberg foi pragmático, “ele é governador e tem que construir a governabilidade” e com exceção de “Salvador, ele [Rui Costa] tomou uma decisão diferenciada, nas demais houve respeito às candidaturas dos partidos aliados”, pontuou.

Um dos fundadores do PT no estado, Rosemberg apontou, como caminho para conquista de melhores resultados nas próximas eleições, a reaproximação da sigla com a classe média. “Fizemos muito numa base social e precisamos nos reencontrarmos com a classe média, porque temos um trabalho grandioso nas bases sociais e perdemos este debate com a classe média, precisamos encontrar isso rapidamente para que a gente possa ter um resultado melhor num processo eleitoral”, indicou.

Na entrevista remota, direto da ALBA, defendeu a renovação da base dos candidatos e militantes petistas, que, segundo ele, ainda está presa a uma tríade de militantes da igreja, da intelectualidade e do movimento sindical. “Precisamos sair disso, um partido que governou o Brasil e que governa estados como: Bahia, Ceará, Piauí e da dimensão do Partido dos Trabalhadores, obviamente, precisa ter nos seus quadros de disputa personalidades que estejam além da sua formação originária”.

Rosemberg também entende que o principal problema que a legenda enfrenta é “uma tentativa de criminalizar o PT pelas mazelas da política”, mas, mesmo assim, é o partido que tem maior simpatia dos brasileiros com 29%, conforme pesquisa do Ibope (2018).

Segundo turno em Feira de Santana e Vitória da Conquista

O Partido dos Trabalhadores está na disputa eleitoral no segundo turno dos municípios de Feira de Santana e Vitória da Conquista, com Zé Neto e Zé Raimundo, respectivamente. Os petistas contam com empenho do governador Rui Costa e do líder governista que participarão de atos de campanha, amanhã (20), durante a manhã, na Princesa do Sertão com Zé Neto e no período da tarde, no Sudoeste baiano com Zé Raimundo.

Caso tenha êxito nessas duas cidades, as maiores do interior baiano, somadas com as vitórias no primeiro turno de Lauro de Freitas e mais 31 cidades, Rosemberg avalia que o PT baiano saia fortalecido em número de votantes destas eleições.

Clique aqui para assistir a entrevista completa