Rosemberg comemora ingresso de Emiliano José na Academia de Letras da Bahia

Publicado: 10 de novembro de 2020

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) parabeniza o novo imortal da Academia de Letras da Bahia (ALB) eleito com 21 votos e cinco em branco, na quinta-feira (10), o jornalista Emiliano José, 74 anos e 16 livros publicados, ocupará a cadeira de número 1 que pertencia ao historiador Luís Henrique Dias Tavares (1926-2020).

“Sou suspeito para falar sobre o meu amigo Emiliano José, mas é fato que ele tem uma vasta colaboração com a literatura baiana, desde sua atuação como jornalista que, certamente, ofereceu o traquejo para realizar pesquisas que resultam em excelentes biografias, de personagens como Lamarca e Waldir Pires, por exemplo, além das obras que abordam temas relacionados a imprensa e os dias cinzentos da Ditadura Militar que ele vivenciou. Parabéns pela trajetória de Emiliano e à Academia de Letras por escolhê-lo como um imortal”, celebrou o parlamentar.

Apesar de nascer em São Paulo, Emiliano escolheu a Bahia para viver. Aos 28 anos, estreou no jornalismo no jornal Tribuna da Bahia, após sair da prisão da Ditadura Militar; lecionou na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e sua história política é marcada pelo combate à Ditadura Militar e exercícios de mandatos como vereador de Salvador, deputado estadual e federal pela Bahia. Em 2010, recebeu da Assembleia Legislativa da Bahia o título de cidadão baiano.