Rosemberg avalia pedagogia aplicada na rede pública durante balanço do NTE-05

Publicado: 13 de maio de 2021

Membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) participou, na manhã desta quinta-feira (13), em Itabuna, do balanço anual do Núcleo Territorial de Educação Litoral Sul (NTE-05). O Núcleo, dirigido pela professora Leninha Vila Nova, abrange todos os municípios do Território de Identidade do Litoral Sul da Bahia.

Na ocasião, o parlamentar e líder do Governo Rui Costa na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) defendeu que as escolas públicas necessitam ampliar o diálogo com a sociedade, estimular o pensamento crítico, atender os anseios das novas gerações e afirmou que “ficará feliz quando o professor conseguir colocar os seus filhos na escola pública”.

Conforme Rosemberg, os NTE’s exercem papel essencial de aplicação da pedagogia. “Temos um estado com extensa dimensão territorial, e sem os NTE’s haveria dificuldade de diálogo entre a Secretaria Estadual da Educação e quem executa a pedagogia nos territórios e nos municípios”, respaldou.

Para o deputado, é essencial a adaptação do corpo docente com objetivo de dialogar com seus alunos da Geração Z, nascidos entre os anos de 1997 a 2010.

“Precisamos nos adaptar as novas ferramentas tecnológicas e entender que o aluno não quer mais do professor a transferência do saber, ele enxerga o professor como uma ferramenta de opinião, por isso que politizar o processo educacional é fundamental para a nova geração”, avaliou.

“Paulo Freire está certo, qualquer ação, sobretudo dos educadores tem impacto, se o educador não politizar a informação, não colocar possibilidades de divergências de opinião ou estará impondo uma posição ou aceitando, sem estimular o senso crítico dos estudantes”, pontuou Rosemberg, que também é sociólogo formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) com especialização em Ciência Política, baseado no conceito “Educar é um ato político”, elaborado pelo Patrono da Educação Brasileira citado por ele.

Sediado em Itabuna, o NTE-05, tem sob sua jurisdição os municípios de Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca.

Por Ricardo Figueredo / Ascom