Representantes do Parque das Dunas e Cepe Stella Maris se reúnem com Ipac para discutir patrimonialização de área

Publicado: 13 de novembro de 2021

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) comemorou o início do diálogo entre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) com os representantes do Parque das Dunas e do Clube dos Empregados da Petrobras de Stella Maris (Cepe), em Salvador, para discutir o processo de tombamento da área, considerada o maior parque urbano do Brasil.

Nesta sexta-feira (12), o diretor geral do Ipac, João Carlos de Oliveira, recebeu a visita do diretor e criador do Parque das Dunas, Jorge Santana, e do presidente do Cepe de Stella Maris, Dejair Santana.

“O tombamento do Ipac será fundamental para termos o reconhecimento e proteção dessa riqueza como patrimônio do estado. Não só Salvador ganhará com isso, como também a Bahia e o Brasil porque estamos falando da preservação do meio ambiente em um momento em que vivenciamos o COP26, conferência que aborda diversas tratativas nesse sentido em todo o mundo”, afirmou Jorge Santana.

No final de outubro deste ano, o Cepe recebeu uma notificação da Petrobras, com anúncio do fim do contrato de comodato com o clube e solicitou a desocupação da área em até quatro meses. Além da participação na formação do bairro de Stella Maris, o clube, que completou 34 anos de existência, proporciona atividades culturais, recreativas e desportivas para famílias dos empregados da Petrobras e de moradores do seu entorno.

No encontro, Dejair Santana ressaltou o fato de o Cepe ser uma entidade historicamente apoiadora do Parque das Dunas. “O próprio Plano de Manejo do Parque das Dunas reconhece a posição estratégica do Cepe para a sua própria proteção e potencialidade, e esse é o motivo de estarmos aqui defendendo a sua patrimonialização”, afirmou o presidente.

De acordo com João Carlos Oliveira, o Ipac já tem o decreto de tombamento no Lobato, na capital baiana, local onde foi descoberto o primeiro poço de petróleo na Bahia e, com a patrimonialização do Parque das Dunas, será dado continuidade ao processo de defesa da memória da Petrobras no estado.

Parque das Dunas

O Parque das Dunas conta com 6,9 milhões de metros quadrados conservados, incluindo 13 lagoas perenes, várias intermitentes, além de possuir uma fauna com 252 espécies, uma flora com 1.375 espécies. Em 2014 foi reconhecido pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e, em 2020, recebeu o Prêmio Muriqui, considerado o Oscar do meio ambiente.

Já o Cepe ocupa uma área total de aproximadamente 92 mil metros quadrados sobre as dunas naturais de Stella Maris.

“Então, estamos falando de um monumento que academicamente e cientificamente foi comprovado que é importantíssimo se conservar”, defendeu Jorge Santana.