Recôncavo: Rosemberg participa de atos em prol da cultura e visita obras na Santa Casa de Misericórdia

Publicado: 09 de março de 2018

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) esteve nas cidades de São Félix e Cachoeira, no dia Internacional da Mulher, e participou de atividades de cooperação ao Instituto Hansen Bahia (IHB) e à Irmandade da Boa Morte, ao lado da secretária de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), Arani Santana, e do diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos de Oliveira; além de vistoriar as obras da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira.

Do alto da cidade de São Félix, no Museu Hansen Bahia, localizado na Fazenda Santa Bárbara, foi assinado o termo de cooperação do estado com o IHB para implantar o sistema de documentação e organização do acervo composto por 4.559 obras do artista alemão radicado na Bahia – Karl Heinz Hansen (1915-1978), são peças de arte em papel (gravuras), madeira entalhada, pintura, desenho e técnica mista. Durante a solenidade, a santa que dá nome à fazenda – conhecida por interferir nos fenômenos meteorológicos como raios e trovões – se fez presente com um espetáculo de trovões, raios e chuva que refrescaram o final de tarde, após um dia quente.

DSC_0041

“Além da manutenção dos museus é necessário o estimulo às visitações, sobretudo dos jovens e dos turistas. Vou levar às pastas estaduais de Cultura e Turismo as demandas de ampliação do diálogo para estimular a ‘economia da cultura’ com o turismo”, declarou o deputado.

Em seguida, do outro lado do Paraguaçu, na cidade de Cachoeira, a Secult e o Ipac doaram 400 exemplares do caderno “Festa da Boa Morte” à Irmandade da Boa Morte – entidade com 237 anos, reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia, desde 2009. A iniciativa visa colaborar com a manutenção do Memorial da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, via comercialização da publicação bilíngue (português/inglês), com fotos e impressão de qualidade.

DSC_0136

Militantes há décadas da cultura no estado da Bahia, a secretaria Arani Santana falou sobre a relação do deputado Rosemberg com a causa. “É uma pessoa que fala com propriedade, pois viveu e vive o incentivo à cultura”.

E por fim, o deputado visitou as obras de reforma e modernização da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, que se ajusta as condições exigidas pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab)para firmar um importante convênio.

“A Santa Casa de Misericórdia, a partir do novo provedor Lú Cachoeira, tomou medidas para atualizar a instituição com a reforma de três salas de cirurgia e das acomodações para que possa atender melhor os pacientes. Com isso, a Sesab fiscalizou as instalações e verificou que há possibilidade da ampliação do sistema de atendimento de cirurgias eletivas – médias complexidades. Esta medida está dentro da política de expansão e regionalização da saúde do governador Rui Costa”, avaliou o deputado Rosemberg.

DSC_0170