Prefeito Fábio Gusmão é recebido na SIHS e Embasa e declara: ‘só temos a ganhar com essas parcerias’

Publicado: 26 de outubro de 2021

Visando a ampliação do abastecimento de água, melhoria no saneamento básico de Itarantim, além do congelamento e renegociação de dívidas deixadas por gestões anteriores, o prefeito Fábio Gusmão e os secretários municipais Robson Dantas (Meio Ambiente) e Jailton Oliveira (Administração e Finanças) estiveram nesta terça-feira (26), após intermediação do deputado Rosemberg Pinto (PT), na Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e na Embasa.

Em reunião com Leonardo Miranda, chefe de gabinete da SIHS, foi explicado que, após a sanção do novo Marco Legal do Saneamento Básico – em julho de 2020 – os três Poderes (Federal, Estadual e Municipal) estarão envolvidos em todo o processo e as decisões serão tomadas dentro das microrregiões.

De acordo com Robson Dantas, um investimento de mais de R$ 34 milhões está previsto até 2033 apenas para o município do Médio Sudoeste da Bahia. O secretário municipal informou que as necessidades mais urgentes são a captação de água e a construção do esgotamento sanitário da cidade.

“A atuação do deputado Rosemberg na região, em relação a recursos hídricos, não é recente. Graças a ele, um dos nossos distritos tem água tratada há mais de dez anos”, agradeceu Jailton Oliveira, que contou com o reforço de Roberto Dantas, ao lembrar que uma articulação do líder do Governo Rui Costa na Alba garantiu a ampliação do sistema de captação de água da cidade. Rosemberg é o principal articulador do município junto ao governo do Estado.

Embasa

O prefeito Fábio Gusmão também se encontrou com a Diretoria Financeira e Comercial da Empresa Baiana de Saneamento para requerer a renegociação de uma dívida de R$ 7 milhões contraída por gestões passadas e aproveitou para solicitar melhorias na prestação do serviço da companhia.

“A reunião foi muito proveitosa. Eu tenho certeza de que Itarantim só tem a ganhar com a parceria entre Rosemberg, Otto Alencar Filho, Wagner e Lula”, declarou o gestor itarantiense. O assessor da Embasa, Mário Filho, orientou que o prefeito oficialize os pedidos para avalização.

As reuniões foram acompanhadas pelo assessor do deputado Rosemberg, Edvaldo Góes.

Por Ricardo Neiva / Ascom